Zelle, um aplicativo de transferência de dinheiro, que é construído sobre uma rede de pagamentos de propriedade do banco para competir com o PayPal, Venmo e Square Cash, será lançado no próximo ano.
A rede do aplicativo se conecta 19 instituições financeiras norte-americanas, incluindo os maiores bancos do país, tais como JPMorgan Chase & Co., Bank of America Corp., Wells Fargo & Co. e Citi. Ela irá permitir que os usuários enviem dinheiro através de seus telefones para os destinatários, que vão ganhar acesso aos fundos imediatamente.
Ataques cibernéticos
O anúncio vem poucos dias depois de ataques cibernéticos, que ocorreram na Internet através de dispositivos comuns como webcams e gravadores digitais, interrompendo PayPal, Twitter, Spotify, algumas empresas alojadas pela Amazon Inc e outros sites. Eles são todos os clientes de uma empresa de infra-estrutura em New Hampshire chamada Dyn, que atua como uma central para o tráfego de internet.
PayPal disse que experimentou algumas interrupções de serviço devido ao ataque cibernético que impediu alguns de seus clientes sejam capazes de pagar com PayPal em certas regiões, embora o PayPal não foi atacado diretamente.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Aviso prévio
O novo serviço de pagamento de pessoa-para-pessoa Zelle é esperado para rivalizar o Venmo, um app de pagamentos executado por PayPal Holdings Inc. que se tornou popular entre os adultos jovens fazendo pagamentos a um outro para as despesas comuns, como aluguel e comida.
O consórcio de 19 bancos é conhecido como “Serviços de Alerta Precoce”, na tradução livre. Eles operam a clearXchange, que no início deste ano começou a conectar bancos para permitir que pessoas enviem dinheiro por e-mail ou mensagem de texto, a pessoas com contas em outros bancos para o seu uso imediato.
De acordo com a Bloomberg, Early Warning diz Zelle estará disponível no próximo ano e deverá estar acessível a mais de 76 milhões de clientes de serviços bancários móveis quando for iniciado.
Os bancos que fazem parte do clearXchange incluem Bank of America Corp, Capital One Financial Corp, JPMorgan Chase & Co, EUA Bancorp e Wells Fargo & Co. Alguns deles têm feito experiências com a tecnologia Blockchain que subjaz a todas as transações em moeda digital de Bitcoin.