Início » Últimas Notícias » Banco Central da Holanda busca papel de liderança mundial no desenvolvimento de moedas digitais
Moedas digitais

Banco Central da Holanda busca papel de liderança mundial no desenvolvimento de moedas digitais

Banco Central da Holanda busca papel de liderança mundial no desenvolvimento de moedas digitais
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O banco central da Holanda (De Nederlandsche Bank – DNB) revelou sua ambição de ser um líder mundial no desenvolvimento de moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDC).

Em um boletim divulgado na terça-feira, 21 de abril,  o DNB disse que o uso de dinheiro em espécie está “claramente” em declínio na Holanda, o que significa que as pessoas estão usando menos dinheiro emitido pelo banco central para comprar coisas.

Publicidade

“Uma pergunta que naturalmente vem à mente é se os bancos centrais devem fornecer um novo tipo de dinheiro que esteja mais sintonizado com as necessidades de cidadãos e empresas”, explicou o DNB no boletim.

Diversidade nos meios de pagamentos

De acordo com o banco, uma CBDC poderia “promover a diversidade no mercado de pagamentos”, além de tornar os pagamentos internacionais mais eficientes. Talvez o mais importante seja que ele pode ajudar a “promover a confiança no sistema monetário em tempos de incerteza”.

A liberdade de trocar dinheiro de bancos comerciais por dinheiro do banco central é essencial de preservar, pois ajuda a manter a confiança essencial que as pessoas têm no sistema monetário, argumentou o banco. É por isso que, apesar dos riscos em potencial, o DNB diz ter “uma atitude positiva” em relação aos CBDCs.

O banco holandês também afirmou que se o Banco Central Europeu (BCE) decidir testar esse sistema – o BCE já anunciou a criação de uma prova de conceito de moeda digital – “estamos prontos para desempenhar um papel de liderança”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Corrida pelas CBDCs

A nova postura do DNB representa uma virada em relação ao seu último posicionamento sobre a tecnologia das criptomoedas. Como o CriptoFácil relatou, o DNB afirmou em 2018 que a tecnologia blockchain “não tem estrutura para as necessidades bancárias”.

Outros bancos centrais ao redor do mundo, incluindo o Banco Popular da China, estão colocando seu peso por trás desses projetos. Como também relatou o CriptoFácil, a China começará os testes da sua criptomoeda em quatro cidades e também no pagamento a funcionários do governo.

Além disso, uma recente mudança de direção da Associação Libra – que supervisiona o desenvolvimento da stablecoin apoiada pelo Facebook – levou ao lançamento de um novo whitepaper no qual a Libra anuncia que dará suporte a criptomoedas emitidas por bancos centrais.

Publicidade

Leia também: Banco da Inglaterra destaca que empresas privadas podem auxiliar na emissão de CBDC

Leia também: Moeda digital da China será testada em pagamentos de funcionários do governo

Leia também: Exchanges brasileiras ganham CNAE próprio; Entenda o que muda

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

1 comentário em “Banco Central da Holanda busca papel de liderança mundial no desenvolvimento de moedas digitais”

  1. Pingback: Com moedas digitais poder geopolítico dos EUA pode estar em risco, afirma JPMorgan - BTC LAST NEWS

Deixe um comentário