Durante a audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a discutir a regulamentação das moedas digitais, realizada nesta quarta-feira, 30 de agosto, o consultor do departamento de regulação do sistema financeiro do Banco Central do Brasil Mardilson Fernandes Queiroz afirmou categoricamente que a instituição é contra a proposta dos deputados de incluir as moedas digitais dentro do escopo de arranjos de pagamentos definido pela Lei 12.865/2013.
O Banco Central, com base no requerimento colocado [pela comissão especial], é contra, afirmou Queiroz.
Indagado pelo Deputado Áureo, autor do Projeto de Lei 2303 que trata sobre a regulamentação das moedas digitais, se o Banco Central era contra a regulação da tecnologia, Queiroz replicou: “vamos regular um token digital? vocês querem matar a inovação? [Se, sim,] então vamos regular“.
De acordo com Queiroz, o Banco Central “não reconhece como moeda as chamadas moedas virtuais”. Em sua explanação, ele afirmou que o banco não encontrou elos nas dimensões jurídica e econômica que pudessem caracterizá-las como moeda.
Na dimensão jurídica, não tem o condão de ser moeda de curso forçado, nem lastro na moeda soberana, que é o real. Na dimensão econômica, ela pode até ter reserva de valor, mas podemos citar vários ativos que também podem ter, como uma casa ou apartamento. Como meio de pagamento, já restringe bastante os ativos possíveis de serem aceitos dentro de uma sociedade para ser utilizadas como meio de troca. Elas também não preenchem a função de unidade de conta, explicou o representante.
Segundo Queiroz, o Banco Central vem estudando a tecnologia da blockchain internamente, inclusive, para emissão virtual de reais. Mas ele não deu mais detalhes sobre o andamento deste projeto.
Além de Queiroz, também participaram da audiência pública e sustentaram opiniões contrárias às necessidade de regulação da tecnologia a advogada Helena Margarido, o sócio da corretora Foxbit Bernardo Faria e o professor de Ciência da Computação da Universidade de Brasília João Gondim. Contudo, o deputado Áureo reiteradamente deu a entender que é a favor da criação de uma regulamentação para a tecnologia.
Outras audiências públicas estão previstas para ocorrer nas próximas semanas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A audiência completa pode ser vista por meio deste link.
Leia também: Banco Central Europeu: “Bitcoin não é a resposta para uma sociedade sem dinheiro”
Pingback: Brasil deve copiar modelo do Japão para regulamentar o Bitcoin – BlockMaster – Eventos, educação e networking sobre Blockchain e Criptomoedas
Pingback: Presidente do Banco Central diz que Blockchain tem futuro brilhante - Criptomoedas Fácil
Pingback: Brasil deve copiar modelo do Japão para regulamentar o Bitcoin – Block Master Educação e eventos sobre Criptomoedas e Blockchain
Pingback: Câmara discute moedas digitais nesta quarta; deputado quer convocar ministro da Fazenda - Criptomoedas Fácil
Pingback: O livre mercado e os danos de uma regulamentação do bitcoin - Criptomoedas Fácil
Por mim, tudo bem que não aprovem o Bitcoin, mas passou da hora de criar um ”token” emitido pelo Banco Central. Algo sem taxas de débitos cobrado pelos bancos.
boa colocação, acho que nao criaram um token digital, exatamente para os bancos nao perderem, se bem que eu nao confiaria algo centralizado no governo, imagina se da noite para o dia resolvam cobrar um imposto novo, seria bem mais facil entre o governo e banco, ainda preferiria confiar no banco.
Pingback: Cripto Radar: as principais notícias de 31 de agosto de 2017 - Criptomoedas Fácil
Tais declarações eleva o preço da btc…
https://youtu.be/5X_cTRpwPao
O nivel de manipulação em que estamos, As brigas ente as “baleias” , logo logo alguma órgão pega alguma coisa errada na formação de preço das alticoins. eles precisam parar de forçar o preço a subir. quem é trade como eu , sabe do que eu estou falando. Isso vai afetar fatalmente o mercado durante alguns anos.
Pode até acontecer nas alts. Mas já vi ordem de meio bilhão em BTC ser devorada quando tentaram manipular.
existem alguns grupos que mandam neste mercado, Chineses (Bitmain entre outras exchanges e empresas chinesas , nomalmente com 39% da movimenta do mercado), Americanos / europeus que de dominam o as exchanges (fazem parte dos principais desenvolvedores do btc e que são pagos por exchanges do proprio grupo) e algumas mineradoras. . e alguns fortes players Japoneses. Todos eles tem um sistema unificado para comprar e vender moeda. ele determinam o chute inicial em pump e dump depois vem as manadas. vc pode ter certeza, btc so cai se vier ma noticias. fora isso, constatei varias vezes, guerras de boots entre eles para definir o preço. Do nada a moeda sobe, quando a moeda esta caindo do nada surge compra agressiva. tudo é do nada . Btc não subiu gradativamente ele teve vários pumps. com o eth , zec entre outras, estou vendo um movimento de boot, leve, o qual quer uma subida gradativa (umas 2 semanas para ca); Terminando, sabe pq conseguem fazer isso: simples, não ha custo de liquidação de ativo (não tem imposto na liquidação igual a ação). e se as exchanges fazem parte do mesmo grupo então as despesas e receitas , se anulam. este mercado são grandes grupos manipuladores. A ganancia é tanta que olha o preço do btc , eles não deixam ele cair, so em noticia ma.(ai entra todo mercado); so que o que causa o aumento da moeda e alegria de todos , pode ser destruição irreversível de valor no futuro, caso algum entidade Governamental pegue fraudes no sistema (não acho difícil) . ai vamos ver a liquidez depois disso.
Olá, boa noite…
Tmbm acredito nisso; infelizmente, os pequenos investidores estarão sempre sujeitos aos movimentos das baleias e dos grandes Players do mercado…Não há muito o que fazer. Quando eles se movimentam, agitam todos os outros participantes da Rede…
Agora, só para acrescentar… O mercado brasileiro ainda é muito tímido com relação as criptomoedas, as maiores Exchanges só operam com bitcoin e com volume tão insignificantes, se comparado aos grandes lá de fora, que temos pouco ou nenhum poder reação e resistência às ações das baleias e dos Players…. É difícil!
Pode explicar um pouco mais Leonardo? Abraços