Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Banco Central é contra a regulação do Bitcoin

  • Por Milton Leal
  • - 31/08/2017
  • às 13:48
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Tecnologia

Durante a audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a discutir a regulamentação das moedas digitais, realizada nesta quarta-feira, 30 de agosto, o consultor do departamento de regulação do sistema financeiro do Banco Central do Brasil Mardilson Fernandes Queiroz afirmou categoricamente que a instituição é contra a proposta dos deputados de incluir as moedas digitais dentro do escopo de arranjos de pagamentos definido pela Lei 12.865/2013.

O Banco Central, com base no requerimento colocado [pela comissão especial], é contra, afirmou Queiroz.

Indagado pelo Deputado Áureo, autor do Projeto de Lei 2303 que trata sobre a regulamentação das moedas digitais, se o Banco Central era contra a regulação da tecnologia, Queiroz replicou: “vamos regular um token digital? vocês querem matar a inovação? [Se, sim,] então vamos regular“.  

De acordo com Queiroz, o Banco Central “não reconhece como moeda as chamadas moedas virtuais”. Em sua explanação, ele afirmou que o banco não encontrou elos nas dimensões jurídica e econômica que pudessem caracterizá-las como moeda.

Na dimensão jurídica, não tem o condão de ser moeda de curso forçado, nem lastro na moeda soberana, que é o real. Na dimensão econômica, ela pode até ter reserva de valor, mas podemos citar vários ativos que também podem ter, como uma casa ou apartamento. Como meio de pagamento, já restringe bastante os ativos possíveis de serem aceitos dentro de uma sociedade para ser utilizadas como meio de troca. Elas também não preenchem a função de unidade de conta, explicou o representante.

Segundo Queiroz, o Banco Central vem estudando a tecnologia da blockchain internamente, inclusive, para emissão virtual de reais. Mas ele não deu mais detalhes sobre o andamento deste projeto.

Além de Queiroz, também participaram da audiência pública e sustentaram opiniões contrárias às necessidade de regulação da tecnologia a advogada Helena Margarido, o sócio da corretora Foxbit Bernardo Faria e o professor de Ciência da Computação da Universidade de Brasília João Gondim. Contudo, o deputado Áureo reiteradamente deu a entender que é a favor da criação de uma regulamentação para a tecnologia.

Outras audiências públicas estão previstas para ocorrer nas próximas semanas.  

A audiência completa pode ser vista por meio deste link.

Leia também: Banco Central Europeu: “Bitcoin não é a resposta para uma sociedade sem dinheiro”

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.