Os desenvolvedores do Ethereum ativaram com sucesso a atualização Shapella na madrugada desta terça-feira (28). A atualização caiu na rede de teste Sepolia na época 56832 às 1h04 (horário de Brasília).
Os desenvolvedores e clientes da Ethereum compartilharam a notícia no Twitter anunciando a novidade. Este é o penúltimo teste no Ethereum: em seguida haverá o teste na rede Goerli e, finalmente, o lançamento principal da rede Shangai.
De acordo com os desenvolvedores, o processo durou cerca de 13 minutos e terminou às 1h17. O nome Shapella é a junção dos termos Shanghai – que é a nova grande atualização da rede – e Capella. A atualização introduz novas funções para as camadas de execução e consenso.
A atualização Shanghai está prevista para ocorrer em março, desde que não haja novos atrasos. Essa atualização fará a transição completa do Ethereum para Prova de Participação (PoS), bem como permitirá as retiradas de Ether (ETH) em staking.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O Sepolia é o segundo dos três testnets planejados para acionar a atualização de Shangai. A primeira atualização da rede de testes de Zhejiang foi concluída com sucesso em 7 de fevereiro.
Detalhes da atualização
A equipe do Ethereum liderada pelo desenvolvedor Tim Beiko comemorou o sucesso do teste da Shapella. Os desenvolvedores relataram pequenos problemas, mas que não afetaram o sucesso da atualização.
Por exemplo, Terence.eth, um desenvolvedor do Ethereum que trabalha na rede Arbitrum, revelou que alguns dos validadores do Prsym falharam ao atualizar para novas versões do cliente. Como resultado, esses validadores mantiveram o uso da versão antiga do Geth e estão offline.
No entanto, esses validadores voltaram para a rede após alguns minutos.
Marek Moraczynski, líder da equipe do cliente Ethereum Nethermind, também foi ao Twitter para compartilhar as notícias interessantes da ativação bem-sucedida da Shapella pelos desenvolvedores da Fundação Ethereum.
Por fim, a Fundação confirmou o fechamento da rede de teste Goerli após a atualização de Xangai. Os testes seguirão na rede Holli ou Holesovice, cujo lançamento está previsto para setembro. A desativação da Goerli deve reduzir a volatilidade do token GETH, cujo preço disparou quase 700% em apenas dois dias.
Preço do ETH cai após a atualização
O sucesso do lançamento da Shapella não afetou o preço do ETH de forma positiva. De acordo com o CoinGecko, a criptomoeda opera em queda de 0,1%, valendo cerca de R$ 8.551. Já em dólares, o ETH continua a percorrer a região dos US$ 1.600, sem força para se mover.
Além disso, o volume negociado aumentou 15% nas últimas 24 horas. O ETH se move com a perspectiva de novos aumentos de juros nos Estados Unidos, afetando o preço das criptomoedas.