Nesta quarta-feira, 31 de outubro, a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) lançará, no auditório da Faculdade Getúlio Vargas, em São Paulo, uma nova métrica para calcular o valor “real” do Bitcoin no Brasil, o índice de preços XBTC/BLR. Pelo fato da Associação ser composta por grandes exchanges do mercado, é possível que o índice vire “tendência” e passe a ser referência para o mercado que hoje carece de um índice confiável.
Em uma entrevista ao Criptomoedas Fácil, Luiz Calado, presidente da ABCripto, já havia adiantado o tema e como ele enxerga a importância desta iniciativa que, antes de ser lançada, foi aberta à consulta pública da comunidade.
“Quanto ao índice, seu objetivo é desenvolver e aplicar uma metodologia de cálculo que resulte no preço de referência da performance e volume da unidade de Bitcoin em reais ao longo do tempo. Para isso, a proposta da ABCripto é utilizar informações das principais empresas que negociam o par BTC/BRL em suas plataformas e disponibilizar o índice e seu histórico para uso público”, destacou Calado.
No índice serão utilizados, como referência, a performance de preço e volume do Bitcoin (BTC) negociado nas principais exchanges de criptoativos que possuem o par BTC/BRL disponível em suas plataforma, no entanto, não foram ainda anunciados os nomes de exchanges serão “referência”. Apesar das principais exchanges fornecerem também serviços de negociação em balcão (OTC), o valor e volume negociado neste tipo de negócio não serão incorporados na referência do preço.
“O cálculo será feito considerando a média ponderada do volume e último preço negociado nas principais exchanges de criptoativos”, afirma Douglas Junior, membro da ABCripto que participou do desenvolvimento do índice.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“A composição inicial do Índice de Preço Bitcoin será feita com as exchanges associadas à ABCripto e a atualização do cálculo do Índice de Preço BTC-BRL será realizada a cada 15 segundos”, completa Junior.
Como comentado anteriormente, o lançamento será feito nesta quarta-feira, 31 de outubro, às 19h, na Faculdade Getúlio Vargas, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas através deste link.