Um artista de rua francês, famoso por seus murais que contêm prêmios de criptomoedas ocultas, recebeu sua maior doação até o momento. Pascal Boyart recentemente verificou o endereço de Bitcoin associado ao QR code fornecido para aceitar doações de uma de suas obras e descobriu que algum fã anônimo havia doado um Bitcoin completo, valendo mais de US$4.000 no momento da escrita.
Há um movimento crescente de artistas que escolhem celebrar as criptomoedas em seu trabalho de uma forma ou de outra. Boyart é conhecido por seus murais politizados pintados em prédios. Em suas peças, ele esconde os prêmios de Bitcoin para os fãs de seu trabalho descobrirem. As palavras-chave (seed) que representam a chave privada da carteira que contém o prêmio são incorporadas às pinturas e, uma vez colocadas na ordem correta, permitem que um aficionado de arte sortudo encontre o prêmio.
O prêmio escondido em um dos trabalhos mais recentes do artista foi 0,26 BTC, avaliado em cerca de US$1.040 atualmente. A peça escolhida para ocultá-lo é intitulada “Liberté Guidant le Peuple” ou “Freedom Guiding the People”. É uma homenagem ao movimento de protesto das coletes amarelos que se opõe a várias políticas do presidente da França, Macron. Algumas facções dos coletes amarelos parecem apoiar o Bitcoin e o movimento de criptomoedas mais amplo, dada a hostilidade geral de ambos grupos em relação aos bancos centrais.
As palavras-chave ocultas são particularmente relevantes para a causa, assim como a ordem que precisavam ser colocadas antes do prêmio ser desbloqueado:
“Banqueiro. Usura. Mentira. Pessoas. Luta. Esperança. União. Cidadão. Conduzir. Triunfo. Amarelo. Horizonte.”
Junto com a seed, Boyart também incluiu um QR code com a chave pública para uma carteira separada, para que os fãs de seu trabalho pudessem enviar doações usando com criptomoedas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Já se passaram alguns meses desde que Boyart completou o “Liberté Guidant le Peuple” e o prêmio foi ganho cerca de uma semana após sua inauguração. As doações para a obra de arte que adorna a lateral de um prédio parisiense estão chegando lentamente.
Isso foi até um par de dias atrás. Boyart checou sua carteira para descobrir que algum informante anônimo havia enviado um Bitcoin inteiro – valendo mais de US 4 mil no momento da escrita. Isso levou o total doado ao artista em três partes divididas em 1,14 BTC, 5 Bitcoin Cash (BCH) e 1,25 Litecoin (LTC).
Leia também: Artista francês esconde carteira com prêmio em Bitcoin em “caça ao tesouro”