Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Argentina aperta cerco contra investidores de criptomoedas

  • Por Juliana Nascimento
  • - 06/04/2021
  • às 11:20
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Argentina aperta cerco contra investidores de criptomoedas
Foto: Unsplash

Apesar de não ter regulamentação para as criptomoedas, o Banco Central da Argentina (BCRA) planeja ampliar o controle das transações em tecnologia blockchain.

Segundo o TN, a maior autoridade financeira do país solicitou aos bancos comerciais a prestação de contas de clientes que operam com criptoativos.

Pesquisa de campo?

Segundo fontes ligadas ao BCRA, a ação faz parte de uma pesquisa realizada pela instituição. A intenção seria traçar um cenário nacional do mercado de criptomoedas para desenvolver normas regulatórias:

“É uma prática comum solicitar aos bancos informações sobre diversos temas de interesse antes de prosseguir com a elaboração de leis. Isso não significa que vai ser regulamentado, mas que está sendo estudado.”

Embora alguns investidores enxerguem a medida como “vigilante”, a instituição financeira se respalda na norma aprovada em 2020. A regulamentação em questão restringe o uso de capital estrangeiro no país.

Críticos

A notícia não foi bem recebida por investidores e empresas locais. Franco Amanti, cofundador da Signatura, comentou em tom de crítica a decisão da entidade:

“O Banco Central da Argentina (aquele com inflação anual de 50%) está solicitando aos bancos que preencham uma planilha para identificar clientes que sabidamente possuem, negociam ou fazem pagamentos com criptomoedas.”

Junto à declaração no Twitter, o executivo anexou a planilha que está sendo enviada pelo BCRA aos bancos.

Analistas ainda ressaltam que a medida recai diretamente sobre as exchanges, visto que são as empresas que detêm as contas bancárias dos investidores.

Nesta perspectiva, críticos dizem que as medidas podem soar como restritivas e prejudicar o mercado. Desta forma, os investidores podem agir de maneira ilícita.

Regulamentação à vista

Em 2019, foi criado um projeto de regulamentação por meio do programa Mudança de Papel, que propõe a Comissão Nacional de Valores Mobiliários como autoridade fiscalizadora. Estima-se que o plano seja debatido em breve.

A entidade ficará responsável por obrigar empresas do segmento a serem parte da Unidade de Informação Financeira (UIF). O objetivo é “impor transparência na origem das operações”.

No entanto, caberá ao Banco Central o “acompanhamento da atividade” e sua fiscalização.

Ao iProUP, uma fonte anônima disse que a “regulamentação é iminente”. Segundo o especialista, a imposição gera um risco ao mercado:

“As pessoas ficam insensíveis e mais permeáveis à norma.”

De acordo com a fonte, executivos estão receosos que a medida “mate a indústria”:

“A pressão estatal fará com que as operações em plataformas P2P, sem nenhuma empresa intermediária sujeita a regulamentações e impostos e fora do radar de bancos e autoridades, cresçam fortemente no país e acabem com as empresas.”

Leia também: Cardano pode superar o Bitcoin durante esta alta, diz analista

Leia também: 3 criptomoedas que podem dar mais lucros que o Bitcoin 

Leia também: Usuários da Binance relatam problemas com depósitos via PIX

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.