Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Controvérsia

Apesar do yuan digital, China cita stablecoins como risco ao sistema financeiro

  • Por Gino Matos
  • - 08/07/2021
  • às 15:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Apesar do yuan digital, China cita stablecoins como risco ao sistema financeiro
Foto: David Dennis/Flickr

A China espera implementar completamente sua moeda digital até 2022. Contudo, ao mesmo tempo, o chefe do Banco Popular da China classificou Bitcoin e stablecoins como riscos ao sistema financeiro.

A controversa fala foi relatada por Colin Wu, famoso jornalista chinês. Wu ressalta ainda a importância do ato, uma vez que a China nunca fundamenta suas investidas contra o Bitcoin.

Além disso, ele ressalta que a stablecoin USDT é principalmente usada por chineses. Desta forma, é possível que novas ações impactem o mercado de criptomoedas.

China segue nos ataques

Apesar da fala sobre os “riscos e desafios” ao sistema monetário internacional, o chefe do Banco Popular da China (PBoC, na sigla em inglês) diferenciou o yuan digital.

Além de enaltecer o yuan digital, Fan Yifei afirmou que o país ainda avalia se Bitcoin e stablecoins podem ser usadas como “crédito monetário”.

“Estudos apontam que moedas digitais de bancos centrais não impactariam o sistema financeiro existente,” respondeu Yifei durante uma conferência de imprensa.

Outro fato mencionado pelo chefe do PBoC, este talvez preocupante, foi a existência de diferentes listas para o uso do yuan digital. Ao que tudo indica, será necessária “aprovação” para utilizar a moeda digital.

Atualmente, a lista de usuários “liberados” já soma 10 milhões de nomes. Caso a economia chinesa realmente migre para o ramo digital, pessoas podem viver à margem desse sistema.

Contudo, as atividades recentes da China envolvendo criptomoedas não pararam por aí.

Grupo de desenvolvimento é afetado

O Centro de Pesquisa de Aplicações em Blockchain da China sofreu uma investida do governo. O grupo já tinha seis anos de existência, sendo uma instituição conhecida na China, e teve suas atividades banidas do país.

A ação faz parte da iniciativa “Eliminando o solo fértil das organizações sociais ilegais e purificando a esfera ecológica de organizações sociais”. Nesse sentido, o Escritório de Assuntos Cíveis de Pequim (responsável pela ação) afirmou que as atividades do grupo eram “ilegais”.

Embora por si só a notícia não seja positiva, ela pode ter outros desdobramentos. Fazem parte do grupo os fundadores das exchanges OKEx, Huobi e Bibox. Além disso, segundo Colin Wu, diversas baleias do ecossistema chinês de criptomoedas também integram o grupo.

Não se sabe se tais fatos estão relacionados, mas o mercado de balcão (OTC) da Huobi foi fechado no mesmo dia da ação. Apesar de ter retomado as atividades rapidamente, ainda não se sabe o impacto que pode recair sobre as exchanges.

Por fim, falando sobre exchanges, Colin Wu ressalta que o governo chinês está em um dilema envolvendo as plataformas de negociação de moedas digitais. Isso porque um banimento faria com que as atividades fossem mascaradas, impedindo que exchanges ajudassem o governo a prender suspeitos de lavar dinheiro.

Por outro lado, ao deixar abertas as exchanges, pessoas são incentivadas a utilizar seus serviços. Todo o cenário, segundo Wu, coloca a China em um dilema.

Leia também: Saiba se você tem mais Bitcoin do que a média dos investidores

Leia também: 3 criptomoedas ainda podem saltar 60% mesmo com correções do mercado

Leia também: Quer aprender sobre Bitcoin? Curso ensina os fundamentos em 1 hora

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.