O recente anúncio feito por Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, sobre o total arrecadado pela oferta inicial de moeda (ICO, na sigla em inglês) da criptomoeda estatal venezuela El Petro confirmou um levantamento anterior feito com exclusividade pelo Criptomoedas Fácil. Existem indícios de que o presidente mentiu ao divulgar informações sobre a criptomoeda, inflacionando os dados, provavelmente com o objetivo de demonstrar o sucesso obtido pelo projeto na época.
Em março deste ano, Maduro anunciou que, antes mesmo de encerradas as vendas o Petro, a criptomoeda já havia arrecadado US$5 milhões. No entanto, na época, o CriptoFácil revelou que o presidente poderia mentindo e que a informação poderia se falsa, pois, de acordo com dados oficiais do whitepaper do projeto, este valor era impossível de ser arrecadado.
No seu mais recente anúncio, Maduro confirmou as informações divulgadas pelo CF, dizendo que após o encerramento das vendas do El Petro, que aconteceu na última semana de abril, o projeto arrecadou US$3.338 milhões, valor inferior ao noticiado anteriormente.