Nas últimas semanas, a comunidade e os mercados foram abalados pelos possíveis problemas (e possíveis bifurcações) a serem enfrentados durante a implementação da escalabilidade da rede do Bitcoin com o SegWit2x.
Nesse cenário a Antpool e outros grupos de mineração chineses, anunciaram que começaram o suporte ao protocolo SegWit2x, baseados no acordo proposto para o problema da escalabilidade do Bitcoin previamente acordado em Nova Iorque.
Seguindo a Antpool, temos o SlushPool, BitClub, BW, BTC.com e Bixin que já começam a suportar o SegWit2x.
https://t.co/38N9uRCg2L mining pool has begun signalling SegWit2xhttps://t.co/fu2et0e7w7#bitcoin #segwit2x ?
— BTC.com (@btccom_official) 17 de julho de 2017
Podemos ver nesse explorador de blocos que os mineradores chineses que estão suportando o SegWit2x. Apesar de grandes grupos de mineradores e empresas que se uniram em torno desta proposta, ainda não há um acordo geral com os outros participantes deste complexo ecossistema. Já explicamos aqui no Criptomoedas Fácil os possíveis desdobramentos dos BIPs relacionados ao problema.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Todas as propostas para a escalabilidade implicam na ativação do SegWit, mas a diferença está nas novas medidas que podem ser ativadas no futuro próximo, como a expansão do tamanho dos blocos para 2, 4 ou 8 MB.
Indiferentemente a proposta SegWit2x não impede a ativação de BIP148, só impede sinalização BIP141 (SegWit). Observando o site segwit.co, vemos que o SegWit ainda não foi ativado, indicando que apenas 40% dos mineradores sinalizam suporte. Lembrando que são necessários ao menos 95% para uma ativação do SegWit.
Lembramos que indiferente das decisões que quaisquer participantes da rede, recomendamos fortemente que todos sem exceção, todos que usam o Bitcoin tenham consigo suas chaves privadas, não deixando seus bitcoins em custódia de exchanges para evitar terem seus fundos indisponíveis durante o UASF de 1º de Agosto. Este assunto também foi falado recentemente em outro post aqui no Criptomoedas Fácil.