Andreas Antonopoulos, autor de Mastering Bitcoin, e uma das personalidades mais influentes do mercado de criptomoedas “partiu para cima” do Facebook e de seu projeto de criptomoeda, a Libra, em uma recente entrevista publicada no youtube. Durante sua fala, Antonopoulos chegou a dizer que o Libra nada mais é do que o mesmo sistema financeiro atual, centralizado e controlado por grandes corporações, apenas usando uma ‘roupagem’ nova.
“O sistema está aberto? Está aberto para acessar, participar? É sem fronteiras? É neutro para propósitos e valores de origem-destino? É resistência à censura? É imutável? É publicamente verificável?”, provocou dizendo que uma coisa é o Bitcoin e a blockchain e outra uma criptomoeda corporativa.
Segundo Antonopoulos, Libra falhou no teste de todas as características do que deve ser um projeto descentralizado e, portanto, disruptivo e, desta forma, como o projeto é centralizado, a Libra terá que respeitar os regulamentos e, como resultado, acabará falhando em fazer a única coisa que promete fazer – ‘atender os desbancarizados’
“Você não pode incluir os desbancarizados dentro do sistema financeiro atual pois é precisamente por isso que eles não tem acesso aos bancos”, disse.
Contudo, Antonopoulos destacou que a Libra também pode ter sucesso, mas somente para o Facebook e seus acionistas, além de ser um desenvolvimento muito ameaçador no mundo porque “fornece aos pioneiros do capitalismo, as ferramentas para estender o capitalismo de vigilância à vida financeira cotidiana de bilhões de pessoas”.
Leia também: Revista divulga lista de pessoas que deram as melhores contribuições para a rede Bitcoin