Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Analista da PwC afirma que 98% das mineradoras de Bitcoin nunca produzirão nenhum bloco

  • Por Luciano Rocha
  • - 03/03/2020
  • às 11:23
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Analista da PwC afirma que 98% das mineradoras de Bitcoin nunca produzirão nenhum bloco

Alex de Vries, especialista em blockchain da empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) e fundador do site de análise de criptoativos Digiconomist, afirmou que 98% das máquinas de mineração de Bitcoin deixarão de produzir um bloco de transações durante sua vida útil média de 1,5 anos.

De acordo com um tuíte publicado na segunda-feira, 02 de março, de Vries explicou que atualmente, cerca de 4 milhões de máquinas estão ativas e quase 75 mil blocos são produzidos a cada 1,5 anos – o que significa que menos de 2% das máquinas são capazes de produzir um bloco para verificar transações de Bitcoin. Os 98% restantes das máquinas nunca produzem blocos, afirmou.

Vida útil e produção de novos blocos

“A vida útil, claro, varia, mas se você observar historicamente, verá os dispositivos de mineração de Bitcoin seguindo a lei de Koomey (a qual afirma que a potência computacional dobra a cada 1,5 anos). Se você olhar para os dados IPO da Bitmain, verá que eles venderam mais de 4 milhões de dispositivos da família Antminer S9 nos últimos anos (consulte o relatório Carbon Footprint of Bitcoin, publicado no ano passado), então esse é um número muito plausível”, explicou o analista.

De Vries explicou que mesmo se levarmos em conta quatro anos como uma vida útil média de máquinas de mineração de Bitcoin, o número não é melhor: são cerca de 200 mil blocos produzidos em 4 milhões de dispositivos.

Quando perguntado sobre os pools de mineração – que servem essencialmente para acumular poder de hash e distribuir recompensas em bloco entre os mineradores que contribuem para o pool – de Vris também mostrou ceticismo.

“Sim, eles agrupam e distribuem o trabalho, mas isso não muda que, no final da linha, o bloco “vencedor” seja encontrado apenas a cada 10 minutos por um único dispositivo”, disse. “O pool é apenas uma estratégia específica para realizar a geração de números aleatórios; não altera a substância.”

Consumo de energia

O consumo de energia das máquinas de mineração de Bitcoin também é motivo de preocupação, de acordo com De Vries. Em uma entrevista ao jornal The Telegraph UK, o analista afirmou que a assinatura de carbono de uma única transação é equivalente a passar 52.043 horas assistindo ao YouTube.

“É um problema sério em termos de sustentabilidade econômica. É possível classificar a prova de trabalho regular como prova de trabalho inútil”, afirmou de Vries.

O consumo de energia elevado da Prova de Trabalho é um argumento discutido há muitos anos, o que faz muitas pessoas acreditarem que sistemas como a prova de participação (PoS) apresentam uma solução mais viável. Porém, de Vries também discorda desse argumento, pelo menos em partes.

“Há poucas dúvidas de que esse sistema reduziria a necessidade de energia da mineração de Bitcoin em cerca de 99,9% (e o lixo eletrônico seria ainda mais insignificante). Eu não vejo isso necessariamente como a solução definitiva, mas um passo para obter a mentalidade certa com em relação à criação de algo verdadeiramente sustentável “, concluiu de Vries.

Leia também: Relatório trimestral do BIS traz tokenização moedas digitais e pagamentos como destaques

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.