O mercado de criptomoedas está prestes a enfrentar um movimento que pode surpreender muitos traders. Especialistas, como o analista Ali Martinez, destacam a possibilidade de um short squeeze no Bitcoin (BTC) em breve.
Esse fenômeno ocorre quando posições vendidas (short) são liquidadas em massa. Isso força a compra de ativos, resultando em um aumento repentino no preço.
A recente predominância de posições vendidas no mercado de derivativos aponta para essa possibilidade. De acordo com dados da Binance, 57,77% das posições abertas estão apostando contra o BTC em 27 de setembro de 2024.
O Bitcoin permanece em uma tendência de queda que já dura mais de seis meses. Contuso, a criptomoeda exibe um movimento lateral de curto prazo, sinalizando uma fase de consolidação.
Esse cenário tem criado uma disputa acirrada entre os touros (compradores) e os ursos (vendedores), enquanto analistas discordam sobre a direção futura da principal criptomoeda.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No entanto, o aumento expressivo de posições vendidas sugere que os vendedores podem estar subestimando o potencial de uma alta repentina, que poderia desencadear o tão temido short squeeze.
Short squeeze para criptomoedas
Quando traders apostam na queda de uma criptomoeda e o preço começa a subir, aqueles que estão com posições vendidas precisam comprar rapidamente para cobrir suas perdas. Esse movimento cria uma espiral de alta, que pode impulsionar o preço do Bitcoin para níveis inesperados. Em situações como essa, a liquidez no mercado se torna crucial, e o volume de posições vendidas torna o BTC uma presa fácil para os touros.
Outros analistas, como Credible Crypto e Alan Santana, também endossam essa visão de curto prazo para o Bitcoin. Eles alertam para uma possível correção, mas veem a oportunidade de um short squeeze como um impulso para uma nova fase de valorização.
Outubro, conhecido no mercado como “Uptober”, é historicamente um mês positivo para as criptomoedas. Se o padrão se repetir, o Bitcoin pode sair dessa tendência de baixa prolongada e surpreender com uma alta significativa.
Embora o mercado apresente sinais de volatilidade, muitos analistas acreditam que essa liquidez adicional criada por posições vendidas pode dar o combustível necessário para uma retomada dos preços.
O mapa de calor de liquidações da CoinGlass mostra que, após um leve movimento acima de US$ 66 mil, o Bitcoin liquidou várias posições curtas, sugerindo que há mais liquidez para ser explorada, e que um movimento significativo pode estar no horizonte.