A Amazon, uma das maiores empresas do mundo, deve trazer ao Brasil seus serviços de blockchain agrupados no Amazon QLBD, Amazon Quantum Ledger Database, que é declaradamente um DLT centralizado, mas que a gigante mundial atribuiu seu registro no Brasil vinculado à blockchain. Não há data fixada para a disponibilização do QLDB no Brasil, no entanto, como reportou o CriptoFácil, durante o CIAB Febraban, evento realizado entre 11 e 13 de junho em São Paulo, a Amazon apresentou seus serviços baseados em blockchain e realizou palestras e cursos sobre o tema.
Atualmente, a Amazon tem dois serviços baseados em blockchain e que conversam com seu serviço de servidor em nuvem, o AWS, o “Amazon Quantum Ledger Database (QLDB)” e o “Amazon Managed Blockchain”, sendo o primeiro voltado para soluções que envolvem dados que não podem ser adulterados, mas não requer descentralização, “uma única agência pode gerenciar a razão”, segundo Rahul Patak, gerente geral de big data, blockchain, AWS.
Patak destaca ainda que o Amazon QLDB é um serviço de banco de dados que registra completamente o histórico de alterações e exclusões de dados.
“Os bancos de dados tradicionais geram logs de bancos de dados. Por outro lado, o Amazon QLDB é um banco de dados que registra registros, uma espécie de diários que armazena adições de dados (alterações e exclusões) em um blockchain”, segundo ele.
Já o Amazon Managed Blockchain é destinado para aplicações que exigem confiança distribuída e permitem que várias partes verifiquem cada dado, um serviço totalmente gerenciado para criar uma rede blockchain na qual vários membros participam. Atualmente, suporta dois frameworks, Hyperledger Fabric e Ethereum. “Você pode configurar uma nova rede blockchain e uma conta da AWS com apenas alguns cliques, adicionar membros, criar um piano para uma blockchain que armazena uma cópia do livro-razão distribuído e criar uma rede blockchain rapidamente”, disse Patak. Quem vem usando o AMB é a Bolsa de Valores de Cingapura dentro do “Projeto Ubin”, voltado para pagamentos e liquidação de títulos.
Leia também: Satoshi Nakamoto lançará dois livros na Amazon
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora