Segundo a agência de notícias Coindesk, a gigante de tecnologia Amazon está lançando um serviço de blockchain para ajudar os clientes a desenvolverem redes blockchain sem incorrer em custos de criar suas próprias plataformas.
Anunciada nesta quarta-feira, 28 de novembro, na conferência Amazon: Invent, a plataforma Amazon Managed Blockchain “é um serviço totalmente gerenciado que facilita a criação e o gerenciamento de redes blockchain escaláveis”. Os usuários podem construir plataformas usando o Hyperledger Fabric ou o Ethereum, embora este ainda não seja acessível.
A nova plataforma é outro aspecto da Amazon Web Services, subsidiária de computação em nuvem da empresa, que impulsiona um grande número de sites e serviços, incluindo plataformas como a Netflix.
“O Amazon Managed Blockchain elimina a sobrecarga necessária para criar a rede e é dimensionado automaticamente para atender às demandas de milhares de aplicativos que executam milhões de transações”, diz o site do serviço.
Além disso, a empresa anunciou que a plataforma blockchain pode armazenar dados em outro produto de banco de dados, dizendo:
“A Blockchain gerenciada pode replicar uma cópia imutável de sua atividade de rede blockchain no Amazon Quantum Ledger Database (QLDB), um banco de dados de contabilidade totalmente gerenciado. Isso permite que você analise facilmente a atividade de rede fora da rede e obtenha insights sobre tendências.”
O QLDB não é uma plataforma blockchain, mas pode ser usado em conjunto com o produto blockchain para “manter um histórico completo e verificável de alterações de dados”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O serviço está atualmente em pré-visualização, o que significa que os interessados podem se inscrever. Se aprovados, eles poderão criar uma rede blockchain, na qual poderão convidar outros membros do Amazon Web Services ou “criar mais membros em sua conta para simular uma rede com vários membros”.