Atenção: este é um artigo de opinião do redator, não necessariamente expressa o posicionamento do CriptoFácil.
Recentemente, a análise de sentimento que verifica o medo e a ganância (fear and greed index) do mercado de criptomoedas atingiu seu ponto mais baixo da história. O medo foi causado principalmente por detentores de altcoins que vêm liquidando seus recursos com perdas substanciais a um ritmo alarmante.
Embora as altcoins tenham se recuperado no início de 2019, está ficando cada vez mais claro que o mercado de criptomoedas ainda mantém-se em baixa, exceto o Bitcoin, que apesar da correção recente, mantém um índice relativamente estável na análise.
Altcoins mantém tendência de mercado em baixa
Os investidores de altcoins testemunharam frágil recuperação, enquanto o Bitcoin absorveu o capital restante que as altcoins haviam deixado como margem de mercado. O fato revelou pânico entre detentores de altcoins, com muitos defendendo o BTC como único ativo realmente saudável.
Confirmando a tendência de baixa, como apontado por analistas da @CoinDeskMarkets, quase todo o mercado de criptomoedas está negociando abaixo de 200DMA (displayed moving average).
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Just saw @CoinDeskMarkets post on the top 10 cryptos being under their 200 DMA.
Pretty much the entire crypto market is under the 200 DMA, except for Bitcoin.
You can confidently say most of crypto right now looks like it had a rally in a bear market, besides Bitcoin; so far.
— Cantering Clark (@CanteringClark) August 29, 2019
“Praticamente todo o mercado de criptomoedas está abaixo dos 200DMA, exceto o Bitcoin. Você pode dizer com confiança que a maioria das criptomoedas parece seguir uma tendência de baixa, exceto o Bitcoin.”
O Bitcoin sinaliza uma tendência de baixa ou isso é apenas uma correção?
O Bitcoin é o único ativo entre as criptomoedas que não está sendo negociado abaixo dos 200DMA, no entanto, o preço do criptoativo apresentou queda nos últimos dois dias. Alguns defendem que o motivo está atrelado a questões comerciais globais ou mesmo a um movimento natural de mercado próximo ao vencimento de contratos futuros, ou então acreditam que é a pressão e o sentimento de venda em torno das altcoins que estão ajudando a derrubar seu valor.
O Bitcoin vem trazendo otimismo ao longo de 2019, em parte impulsionado pela narrativa do porto seguro dos ativos diante da crescente turbulência econômica global – sua valorização frente ao ouro, tem promovido confiança dos investidores institucionais.
No entanto, por enquanto, é muito cedo para dizer se o ativo voltará à um tendência de baixa, mas se altcoins forem alguma indicação, pode haver mais desgaste para todos os investidores do mercado de criptoativos.
Leia também: Mercado de criptoativos recupera parte de seu valor perdido; Bitcoin é cotado a US$9.600