Início » Últimas Notícias » Alexandre Frota quer operações com criptomoedas reguladas em 180 dias
Regulamentação

Alexandre Frota quer operações com criptomoedas reguladas em 180 dias

Alexandre Frota quer operações com criptomoedas reguladas em 180 dias
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A regulação do mercado de criptomoedas está em pauta na Câmara dos Deputados.

O deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) protocolou, em junho, um Projeto de Lei que estabelece o prazo de 180 dias para o Poder Executivo regulamentar as transações financeiras com criptomoedas. Agora, o PL 2140/21 foi aprovado e está em tramitação na Câmara dos Deputados. 

Publicidade

Regulação de criptomoedas no Brasil

De acordo com um artigo publicado nesta segunda-feira (30) pela Agência Câmara de Notícias, pela proposta, as operações realizadas no exterior deverão ser regulamentadas conforme as normas aplicadas aos bancos. Isso inclui até mesmo a tributação.

O deputado Frota alega que a ausência de regulamentação para as transações com criptoativos coloca em risco os investidores e o sistema financeiro. Além disso, serve como um meio para evasão de divisas.

“Tanto quanto os bancos privados e públicos, é preciso haver uma normatização e fiscalização rigorosa para que a população não venha a ser enganada com promessas de altos lucros individuais, o que já tem ocorrido sobremaneira”, afirma Frota.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O projeto de Frota será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Assim como a maioria dos projetos, o PL 2140/2021 tramita em caráter conclusivo. Isso significa que, se for aprovado nas comissões, segue para o Senado sem precisar passar pelo Plenário. No entanto, se 52 deputados recorrerem, o projeto vai para o Plenário.

Os projetos de lei aprovados nas duas Casas são enviados ao presidente da República para sanção. O presidente tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

Publicidade

PL sobre regulação de criptomoedas

Este é o terceiro PL que trata da regulamentação de criptomoedas na Câmara dos Deputados. Os outros são o PL 2060/2019 e o PL 2303/2015, ambos de autoria do deputado Áureo Ribeiro (SD/SP).

O PL 2303/2015, atualmente, está sendo discutido por uma comissão especial da Câmara dos Deputados.

No entanto, diferente do projeto de Frota, o deputado do partido Solidariedade diz que “regulamentar não é taxar”. O que o projeto pretende, segundo seu texto, é reconhecer o Bitcoin e outros ativos digitais no Brasil.

Publicidade

Em entrevista recente ao CriptoFácil, Ribeiro destacou que seu projeto é uma proposta de modelo inovador e libertário para a regulação.

Mas não é só no Congresso que o tema é debatido. Recentemente, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o BC está dialogando com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a regulação de criptomoedas.

“Para nós, é mais do que a regulação de criptomoedas. É sobre a regulação do futuro. É sobre regular dados. As finanças passarão a ser sobre dados. Estamos olhando para criptomoedas, falando com a CVM, e reconhecemos que há demanda por criptomoedas”, disse ele no webinar promovido pelo Council of the Americas, em 20 de agosto.

Publicidade

Leia também: CoinMarketCap sofre ataque e apresenta instablidade nesta segunda-feira

Leia também: PF investiga se suposta pirâmide GAS lavou dinheiro do tráfico de drogas

Leia também: Protocolo Cream Finance sofre ataque e perde R$ 125 milhões

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário