A Corporação Nacional de Pagamentos da Índia (NPCI) está considerando implementar tecnologia blockchain para aumentar a força das transações digitais, conforme relatou a Cointelegraph neste domingo, 14 de abril.
Citando uma publicação do Business Today, uma iniciativa de 10 bancos, com o apoio da Associação dos Bancos Indianos (IBA), objetiva melhorar a NPCI por meio da implementação de tecnologia de registros distribuídos (DLTs).
A NPCI, uma organização que opera sistemas de pagamento e compensações na Índia e conta com 56 bancos nacionais como acionistas, foi criada com o auxílio do Banco da Reserva da Índia e da IBA. A Corporação focará em desenvolver tecnologia blockchain na área de pagamentos, a fim de impulsionar as transações digitais, segundo o artigo. Ele ainda revela:
“A NPCI pretende desenvolver uma solução blockchain resiliente, altamente escalável e que opere em tempo real. A proposta é desenvolver esta solução em uma estrutura open source.”
Conforme relatado pelo CriptoFácil em julho do ano passado, os bancos centrais dos países membros do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – criaram um consórcio para pesquisar, de forma colaborativa, as possibilidades da blockchain e DLTs no contexto do desenvolvimento da economia digital.
Ao que tudo indica, a Índia parece estar levando este assunto adiante.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Suprema Corte da Índia revela nova data para solução de disputa entre banco central e exchanges