E tem hacker pra tudo hoje em dia, não é mesmo? O time de pesquisa da IBM descobriu pesquisando o conceito de blockchain e mineração que existem um “vírus” que minera bitcoin em dispositivos conectados à internet também conhecidos como IoTs (Internet of Things).
Vamos entender o cenário e refletir um pouco sobre o que isto quer dizer.
O que é IoT
Sabe aquele refrigerador com tela de LCD que fala com o mercado quando o leite acaba, ele é um IoT. Sabe aquela lâmpada que acende remotamente pelo celular via wifi na sua casa? Ela é um IoT. Sabe o carro dos sonhos que vem com computador de bordo que pede uma mesa em restaurante enquanto você estaciona, ele também é um IoT. Enfim qualquer dispositivo microprocessado que está conectado a internet para se comunicar pode ser chamado de IoT.
Capacidade dos IoTs
Normalmente são dispositivos com pouca capacidade de processamento, mas mesmo possuindo pouca capacidade podem ser usados para minerar poucos satoshis por vez, mas imagine isso em larga escala. Vamos quantificar a escala segundo a Statista existem mais de 23 BILHÕES de dispositivos IoTs conectados a internet hoje em dia.
Onde mora o perigo
Em meados de 2016 hackers desenvolveram um vírus/malware (cavalo de Troia) voltado para este segmento de IoTs chamado de Mirai, que basicamente roda em máquinas Linux IoT transformando-as em zumbis ou “bots” e conectando-as a uma rede chamada de BotNet. Segundo dados da empresa McAfee, estima-se que mais de 2,5 milhões de dispositivos IoT foram infectados pelo Mirai em 2016.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Uma variante deste Mirai esta rodando novamente a internet mas agora transformando as máquinas em mineradores “zumbis” e os conectando a BotNet (espertos esses hackers heim?). Até hoje ninguém sabe dizer quantos dispositivos foram infectados por esta variante nem quanto dinheiro esta sendo gerado com esta mineração “zumbi”.
Muitos falam que o hackers estão minerando para financiar atos criminosos, mas na minha opinião é mesmo pela diversão e pelo dinheiro envolvido nisso. Pois mesmo tendo um volume absurdo de máquinas disponíveis, estas têm de ser infectadas com o vírus/malware e o poder de mineração é pequeno, mas cada satoshi conta: “De grão em grão, a galinha enche o papo”.
Deixem suas torradeiras fora da tomada enquanto não as estiverem utilizando. Ou se souberem alguém que tem o código fonte do malware ai na mão, disponibilize ele para comunidade estudar. Basta deixar em um comentário na seção abaixo.
Deixe também sua opinião sobre o assunto nos comentários.
Leia também: Breakout Game Store anuncia adição de pagamentos em criptomoedas
Leia também: Breakout Gaming Group lança novo site dedicado ao Poker na GG Network
Leia também: Brexit: calma económica antes da tempestade
Nao existe isso de “mineirar aos pouquinhos”. Alias seria uma burrice danada controlar uma botnet dessas (em tese) e tentar ganhar dinheiro mineirando… hahahahha So falta os “hackers” invadirem os bancos pra “mineirar” kkkkkk.
Não é a maior besteira.
Se você entendesse o que é a blockchain e o conceito de mineração em blocos você saberia que funciona.
Ele pode conectar todas as máquinas (workers) em uma determinada pool e minerar sim, usando várias máquinas ao mesmo tempo.
Minepool, claro, que abestado iria pensar em solo-mining?! Hehehe não muda nada. Ter uma botnet de milhões de dispositivos e tentar ganhar alguns centavos com pool são duas coisas incompatíveis. É o mesmo que ser um gênio e ao mesmo tempo um idiota. Improvável. você pode gastar alguns dólares por um dispositivo que vai te dar uma capacidade de mineração bem maior do que centenas de milhares de IoTs-devs… sem cometer crime nenhum. Continua parecendo uma baita besteira pra mim… para não parecer tão idiota, seria suficiente tentar fazer isso apenas com smartphones, que também são bilhões, e tem muuuuito mais capacidade que, por exemplo, uma “smart-torradeira”… heheheh boa sorte aí com seu projeto…
Concordo Daniel, e esta é a nova missão deste Botnet. Olhando na deep, o pessoal esta montando um vírus para os smartphones justamente para minerar altcoins. Vem coisa ai rsrs
Se com dispositivos especificos asics para bitcoin com 6ghz para mineirar bitcoin já não é mais possível conseguir nenhum satoshi…fico imaginando um microprocessador de geladeira sem capacidade nenhum de processamento…
Como afirma o Daniel nao tem fundamento algum esta materia…
Mas, existe algo chamado cluster de computador, seria um aglomerado de computadores, nao necessariamente proximos fisicamente, mas todos interligados pela internet e focados em processar uma unica tarefa, desta maneira ai sim ate se poderia mineirar alguma moeda virtual…Um exemplo que percebi de cluster é a fabrica dos mineiradores antminer, a maioria dos produtos que eles vendem para mineirar bitcoin rodam por tras e sem o usuario saber um cluster que esta mineirando ocultamente com todas as mineiradoras no mundo interligadas e em cluster….
Isso, esse é o conceito de pool. Mas se você vai criar um mega-pool de máquinas infectadas por vírus… provavelmente não é dos bandidos mais brilhantes… quanto a nós simples mortais, sujeitos à isso? Bom, infelizmente estamos expostos (roteadores, celulares, smarttvs…) já, a tipinhos piores… que vão querer sacanear de muitas formas. Se o sujeito dominar meu roteador (ou minha torradeira…) “só” pra gastar energia… é de se agradecer ainda…
Enfim.. o que quero dizer é que o bitcoin é um ativo, como Ouro, sem as desvantagens do ouro (risco físico, manipulação, falsificação, logística…). Só que já passamos a fase
“Serra Pelada” do Bitcoin, não dá mais pra pegar uma pá e
Sair por aí com ideias mirabolantes pra ficar rico… o melhor que vc pode tentar fazer é gastar um pouco com um hardware ABSURDAMENTE rápido, e entrar em um pool (de
Verdade). Talvez tenha retorno em alguns meses, se usar energia solar (heheheh). E ainda bem, porque a ideia do bitcoin NAO tem mais a ver com mining, mas sim com as TAXAS ganhas nas operações. O bitcoin, como o ouro, é finito nesse planeta (não pode ser “impresso” por governo algum), e alias, não resta mais muito a ser “descoberto” mesmo (21 milhões, é o maximo, se não me engano). É um assunto fascinante que, infelizmente por enquanto, no Brasil, atrai mais oportunismo do que debates sérios.
olá resumindo o bitcoin é um VÍRUS que tem gente investindo grana real nele. Com ursinho POOH ou sem. Me fala o nome do cara responsavel por esse VÍRUS. ninguem sabe…ele não vai querer essa fama…se for o seu gênio idiota.
Ele não desenhou nem resumiu para você, a verdade é que: Você comete crime para ganhar centavos, pensando que vpn, orbit, security system, toor, etc.. pode te salvar.
Você comete engano em definir “Vírus”.
Você está errado em achar que ninguém sabe sobre criador, método, e dicas para alavancar seus bitcoins.
Enfim, você está na ponta do iceberg, amigo. O segredo é continuar tentando.