O cofundador do Zcash, Eli Ben-Sasson, teve uma conversa com o cofundador da Strategy, Michael Saylor. De acordo com Ben-Sasson, Saylor se opôs à ideia de incluir ferramentas privacidade para o Bitcoin. A fala repercutiu nas redes sociais e voltou a criar uma polêmica envolvendo o fundador da Strategy.
De acordo com uma publicação de Ben-Sasson no X, a conversa envolveu o protocolo de privacidade Starknet e como ele pode beneficiar a rede do Bitcoin. Contudo, Saylor se opôs à ideia de ter ferramentas desse tipo na rede, sobretudo com a privacidade semelhante ao Zcash.
Não é a primeira vez que Saylor cria polêmica ao se posicionar no mercado. Em maio, o fundador da Strategy criticou empresas que utilizam Prova de Reserva (PoR) para divulgar sua solidez financeira. Na época, Saylor afirmou que a prática trazia riscos de segurança para as exchanges que a utilizam.

- Leia também: Strategy não vai vender Bitcoin – Impulso para pré-venda de US$ 29 milhões do Bitcoin Hyper
Um alvo na rede do Bitcoin
Ben-Sasson afirmou que Saylor opinou que colocar privacidade no Bitcoin faria que que estados-nação “bloqueassem o uso da criptomoeda”. A preocupação tem como fundamento precedentes vindos da União Europeia, onde os reguladores já estão combatendo o uso de criptomoedas com foco em privacidade.
No entanto, o cofundador do Zcash discordou, afirmando que havia uma maneira de “ter o melhor dos dois mundos“. Ou seja, um modelo de privacidade que permitisse a visualização das chaves juntamente com a proteção. Mas não explicou qual modelo seria esse.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em 2025, a discussão sobre privacidade continua a ganhar força no Bitcoin. O CEO da VanEck, Jan van Eck, chegou a afirmar recentemente que os veteranos do Bitcoin estavam comprando ZEC devido às suas funções de privacidade. No começo de outubro, o preço da Zcash chegou a atingir seu maior valor desde 2022.
Enquanto isso, o cofundador da BitMEX, Arthur Hayes, descreveu o Zcash como um “Bitcoin com privacidade total”. De acordo com Hayes, a ZEC pode atingir de 10% a 20% do valor do Bitcoin.
A gestora de criptoativos Grayscale também descreveu a Zcash como semelhante ao Bitcoin em seu design. Num relatório recente, a gestora afirmou que o ZEC foi criado a partir do código-fonte original do Bitcoin, mas utiliza uma tecnologia de privacidade que criptografa as informações de transação.
Logo após a divulgação deste relatório, a Grayscale recentemente registrou um pedido de abertura de um ETF de Zcash, o que colocou ainda mais destaque na moeda de privacidade. O pedido é um dos que está sob a avaliação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

