Em uma declaração que gerou surpresa, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou não ter “ideia de quem é” Changpeng Zhao (CZ), o fundador da gigante das criptomoedas Binance. A declaração, dada em uma entrevista ao programa “60 Minutes” da CBS, ocorre menos de duas semanas após Trump ter concedido um perdão presidencial a Zhao, conhecido no mercado como “CZ”.
Quando questionado sobre as razões que o levaram a perdoar o ex-CEO da Binance, a resposta do presidente foi direta: ele afirmou não saber quem CZ é. A declaração chamou ao atenção porque o perdão presidencial é um instrumento utilizado quando há um conhecimento profundo do caso do beneficiário.
Da prisão ao perdão à CZ
Changpeng Zhao havia se declarado culpado em 2023 por não ter mantido um programa eficaz de combate à lavagem de dinheiro em sua plataforma. Como parte de um acordo com as autoridades, ele cumpriu uma pena de quatro meses de prisão. Além disso, a Binance concordou em pagar uma multa de US$ 4,3 bilhões, uma das maiores penalidades corporativas da história dos Estados Unidos.
Apesar de negar conhecer pessoalmente CZ, Trump justificou o indulto argumentando que o empresário foi uma vítima de uma “caça às bruxas” pela administração anterior, de Joe Biden. O presidente sugeriu que sua motivação foi proteger a competitividade global dos Estados Unidos na nascente indústria de criptomoedas, afirmando que, se o país não liderar o setor, outras nações como China ou Japão o farão.
A situação ganhou contornos adicionais devido a conexões financeiras dentro da Casa Branca envolvendo a Binance. Isso porque, a exchange está envolvida com a World Liberty Financial, uma plataforma de finanças cripto que direciona 75% da receita da venda de seus tokens para uma empresa ligada a Trump e sua família.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, segundo informações publicadas em periódicos estadunidenses, Zhao teria iniciado uma campanha agressiva por clemência após a eleição de Trump, que incluía elogios públicos ao presidente. Pedido que foi confirmado pelo próprio CZ em uma entrevista recente.
Trump e CZ da Binance
As ligações financeiras levantaram questões sobre a aparência de tráfico de influências. Os jornalistas da CBS abordaram este ponto diretamente na entrevista. Ao confrontar o presidente com essa percepção, eles o fizeram explicar sua posição.
Trump reiterou seu desconhecimento sobre os detalhes do caso. Ele atribuiu o envolvimento no setor de criptomoedas aos seus filhos, afirmando que eles atuam na iniciativa privada e não no governo.
A postura de Trump sobre não conhecer o indultado gera um debate acalorado com críticas vinda do campo oposicionista. Especialmente considerado que Trump e republicanos têm criticado publicamente o uso do instrumento do perdão presidencial pelo presidente Biden. Eles argumentam que os atos feitos pelo presidente anterior são inválidos porque Biden, supostamente, não teria conhecimento individual de cada caso.

