Início » Últimas Notícias » Binance perdeu bilhões em receita por ação de CZ? CEO desmente
Exchange

Binance perdeu bilhões em receita por ação de CZ? CEO desmente

Binance perdeu bilhões em receita por ação de CZ? CEO desmente
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Na última semana, surgiram supostas informações de que a exchange de criptomoedas Binance teria perdido bilhões de dólares em receita devido a uma ação de seu fundador e CEO Changpeng Zhao, o CZ.

De acordo com rumores, a exchange que negocia o maior volume de criptomoedas no mundo teria tido perdas significativas por conta da implementação do protocolo de KYC, a sigla em inglês para “Conheça Seu Cliente”.

Publicidade

Trata-se de uma ferramenta utilizada por empresas do mercado financeiro, por exemplo, para verificar a identidade dos seus clientes, a idoneidade e os riscos envolvidos na manutenção da relação comercial. Ou seja, o KYC é usado para evitar atividades e transações ilícitas, como lavagem de dinheiro.

Binance perdeu bilhões por causa de KYC?

As informações de que a Binance teria sofrido duras perdas por conta do KYC foram fornecidas por Tyran Gambaryan. Ele é ex-investigador da unidade de crimes cibernéticos da Receita Federal dos EUA. Ao CoinDesk ele afirmou que as decisões de CZ à frente da exchange resultaram em enormes perdas de dinheiro.

Mas, apesar disso, Gambaryan afirmou que as decisões de CZ quanto à aplicação de KYC fez a Binance superar muitas outras plataformas de cripto com relação à segurança.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Binance começou a exigir o KYC dos seus usuários após receber uma série de alertas de reguladores sobre a sua falta de autorização para operar nos respectivos países no ano passado.

Nações como o Reino Unido, Japão, Canadá, Cingapura, a própria Itália e vários outros emitiram alertas nesse sentido. Desde então, a Binance busca fortalecer as suas equipes regulatórias e de compliance. Ao mesmo tempo, tenta atender às exigências locais.

Depois disso, a Binance conseguiu licenças e operação Itália, França, Espanha, Canadá, Bahrein, Abu Dhabi e em Dubai

Publicidade

CZ nega que Binance perdeu bilhões

Em meio aos rumores de perdas expressivas pelo KYC, CZ foi a público rebater as alegações. Em sua conta no Twitter, o bilionário negou que a Binance teve as perdas mencionadas.

Ao compartilhar a notícia que dizia que a exchange perdeu 90% dos clientes e bilhões em receita após a implementação do KYC, CZ tuitou:

“É uma citação completamente equivocada. Olha os números… Mas o fato é que esse tipo de manchete vende mais cliques… Triste, mas é verdade.”

Publicidade

Em seguida, em outro tuíte, CZ disse que a Binance gastou o equivalente a R$ 5,3 bilhões com conformidade:

“Acabei de verificar. A Binance gastou mais de US$ 1 bilhão em esforços de conformidade, com uma alta taxa de aprovação. E está tudo bem. A participação de mercado da Binance aumentou, não diminuiu. Os dados do blockchain e de terceiros mostram isso.”

O CEO da Binance também compartilhou um tuite do usuário @FatManTerra, bem ativo com relação às investigações no mundo cripto.

Publicidade

FatMan disse que os repórteres da Reuters o procuraram pedindo para entrar em contato com as suas “fontes anti-Binance”. Para ele, há interesses ocultos em manchar a reputação da Binance:

“Estou convencido de que um grande player cripto está executando um ataque direcionado contra a Binance. Eles estão cavando por terra – com força. Alguém está travando uma guerra de informação. Então, devemos estar vigilantes.”

Leia também: China realiza primeiro empréstimo da história com CBDC

Publicidade

Leia também: Japão abandona planos de lançar CBDC por falta de interesse dos cidadãos

Leia também: CEOs da Binance, KuCoin e OKX incentivam enviar ativos para suas exchanges após ataque hacker em carteiras da Solana

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil