Início » Últimas Notícias » Nike processa site de calçados StockX por vender tênis Nike NFT não autorizado
Polêmica

Nike processa site de calçados StockX por vender tênis Nike NFT não autorizado

Nike processa site de calçados StockX por vender tênis Nike NFT não autorizado
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Nike processou a plataforma de negociação de calçados de segunda mão StockX, acusando-a de vender tênis Nike em NFT não autorizados.

Embora o foco da StockX não seja tokens não fungíveis, segundo a Nike, a plataforma começou a vender colecionáveis digitais supostamente cunhados pela Nike e que poderiam ser trocados por um tênis físico.

Publicidade

De acordo com os advogados, a StockX, com sede nos EUA, teria cunhado NFTs usando marcas registradas da gigante dos esportes.

“A StockX está vendendo NFTs a preços muito inflados para consumidores desavisados que acreditam, ou é provável que acreditem, que esses ‘ativos digitais investíveis’ (como são chamados pela StockX) estão, de fato, autorizados pela Nike, quando não estão”, diz a ação.

Por exemplo, uma imagem do tênis “KAWS Sacai Nike Blazer Low Blue (Vault NFT)” está disponível na StockX por US$ 549. De acordo com o site, “cada Vault NFT é apoiado por um item físico sob custódia da StockX”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Isso significa que, se você comprar uma edição de Vault NFT, você é o proprietário do bem físico correspondente que está protegido e armazenado no cofre do StockX”, aponta a página.

No processo, Nike pede indenização por danos e uma ordem judicial para forçar a StockX a interromper as vendas. Conforme afirmou a empresa, a StockX vendeu mais de 500 NFTs da marca Nike.

A StockX, com sede em Detroit é uma plataforma para revenda de tênis, bolsas e outras mercadorias. A empresa foi avaliada em mais de US$ 3,8 bilhões no ano passado.

Publicidade

Nike e metaverso

A Nike “aproveitou” o assunto para anunciar o lançamento de “uma gama de produtos virtuais” ainda este mês. A iniciativa será promovida pelo estúdio de arte digital RTFKT, que a Nike adquiriu em dezembro.

Em novembro do ano passado a Nike estreou o Nikeland no metaverso, em parceria com a plataforma de jogos Roblox.  No seu espaço virtual, os usuários podem vestir seus personagens com itens digitais da Nike.

Leia também: Axie Infinity anuncia 20ª temporada com redução de ganhos de SLP

Publicidade

Leia também: CEO da Binance alerta clientes para golpes de phishing via SMS

Leia também: Banco Central confirma vazamento de mais de 2 mil chaves Pix

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário