Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

70% dos brasileiros não confiam em bancos, aponta pesquisa

  • Por Luciano Rocha
  • - 31/03/2021
  • às 11:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
70% dos brasileiros não confiam em bancos, aponta pesquisa
Foto: Unsplash
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Uma pesquisa lançada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) foi divulgada na terça-feira (29). Ele aponta que 70% dos brasileiros não confiam em bancos, tampouco em fintechs.

Intitulado Radar Febraban, o levantamento foi realizado com 3 mil pessoas de todo o Brasil. Ele foi realizado entre os dias 1 e 7 de março com pessoas bancarizadas e desbancarizadas.

Desconfiança com bancos e receio com a internet

A pouca confiança do brasileiro com o sistema bancário é geral. Nem mesmo as badaladas fintechs e bancos digitais, como Nubank e Inter, escapam.

Mais de um terço afirma que não confia em bancos (33%). Entre os que não confiam nas fintechs, o percentual é maior (37%).

Embora o levantamento não explique, os vazamentos de dados podem estar por trás dessas estatísticas. O banco Inter, por exemplo, registrou dois vazamentos desde 2018.

Segurança de dados, aliás, é outra preocupação geral. Seis em cada dez entrevistados (62%) se sentem pouco ou nada seguros em relação à proteção dos seus dados pessoais na internet.

Apenas 29% se sentem seguros ou muito seguros. Nem mesmo a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) deixou a população mais tranquila.

Com isso, os brasileiros passaram a ter mais cautela no uso da Internet. Cerca de 56% afirmam ter muito cuidado com sua exposição e adotar medidas de proteção em relação aos seus dados.

Uso do Pix

O uso do sistema de pagamentos instantâneos Pix também foi alvo da pesquisa. E apesar de 81% dos usuários estarem satisfeitos, mais de um terço dos brasileiros nunca utilizou o Pix.

Especificamente, 38% dos brasileiros que possuem conta em banco nunca utilizou o sistema. Entre os desbancarizados, o índice é ainda maior: 57%.

O Radar Febraban aponta que 60% dos entrevistados já utilizou o Pix. Entre eles, 74% já enviaram ou receberam uma transferência pelo sistema. Outros 69% já fizeram ou receberam pagamentos.

Até mesmo a função “Tinder” do Pix foi mencionada na pesquisa. Cerca de 1% dos entrevistados respondeu que utilizou o sistema como forma de paquera. Entre os jovens de 18 a 24 anos, o percentual aumenta para 4%.

Se levarmos em conta a população brasileira (210 milhões), seriam até 8,4 milhões de pessoas que utilizam o Pix como paquera. A prática não é proibida, mas já fez o Banco Central alertar os usuários para possíveis riscos.

Leia também: Ganhadora da Mega da Virada pode perder 479 Bitcoins nesta terça

Leia também: Gorillaz lançará NFT para comemorar 20 anos da banda

Leia também: WhatsApp Pay é liberado no Brasil; Visa e Mastercard vão usar

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.