Depois da Monero e da Siacoin, agora é a vez da Zcash anunciar a implementação de modificações em seu protocolo para impedir que hardwares da Bitmain, como o Antminer Z9, possam operar na mineração da criptomoeda. Em um comunicado escrito pelo diretor executivo Josh Cincinnati, a Fundação Zcash disse que começará imediatamente a dedicar recursos para investigar a “presença e poder dos ASICs na rede Zcash”. A Fundação Zcash ainda pretende levar o assunto à comunidade por meio de seu processo convencional de votação e eleição.
Após a votação, a atualização provavelmente será implantada no final de 2018, vários meses depois que os primeiros mineradores ASIC Equihash chegaram ao mercado. Como mostra a reportagem da CCN, agência de notícias internacional, enquanto as soluções debatidas pela Zcash e implementadas pela Monero podem resolver o “problema ASIC” no curto prazo, alguns membros da comunidade já pensam que uma solução a longo prazo deve começar a ser projetada.
No entanto, mesmo os críticos mais ardentes do ASIC reconhecem que a resistência a esses dispositivos não pode ser mantida indefinidamente.
“Mesmo se conseguirmos neutralizar essa onda de ASICs Equihash, isso não será o fim da discussão. Inevitavelmente, alguns novos ASIC surgirão e talvez tenhamos que passar por esse processo novamente”, escreveu o diretor executivo da Fundação Zcash Josh Cincinnati.
A Monero, por exemplo, comprometeu-se a atualizar seu algoritmo de mineração semestralmente para dificultar que os fabricantes de ASIC interrompam a mineração de XMR, e adotou uma atualização de emergência depois que a Bitmain lançou o primeiro minerador Cryptonight ASIC.