A World Liberty Financial (WLF), um projeto de finanças descentralizadas (DeFi) apoiado pela família Trump, apresentou uma proposta oficial para um lançamento utilizando o Aave V3 na rede principal do Ethereum. A equipe fez o anúncio da proposta na última quarta-feira (9).
No comunicado, eles mencionaram que a escolha do protocolo Aave se deu devido à sua segurança e histórico sólido no setor de empréstimos e financiamentos descentralizados.
Em uma publicação nas redes sociais, a equipe da WLF declarou que escolheu o Aave por ser “o melhor protocolo de empréstimo e financiamento, com práticas de segurança de primeira linha e um forte histórico”. A parceria visa oferecer uma plataforma confiável para os usuários, aproveitando as vantagens do Aave para criar um ambiente de empréstimos e depósitos mais seguros e eficientes.
De acordo com a proposta publicada no fórum de governança do Aave, a instância da WLF no Aave V3 permitirá que os usuários emprestem ou tomem emprestados tokens ETH, WBTC, além das stablecoins USDC e USDT.
Assim como no Aave, os depositantes ganharão juros a partir das taxas pagas pelos tomadores de empréstimo. Além disso, o projeto planeja incorporar ativos que não são compatíveis com o mercado principal do Ethereum, aproveitando suas conexões com o setor financeiro tradicional e investimentos institucionais.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Leia também: Mango DAO recusa acordo de US$ 700 mil com a SEC
World Liberty Financial escolhe protocolo Aave
Um dos principais aspectos da proposta é a utilização do sistema de fator de reserva do Aave. Esse sistema direcionará 20% dos juros obtidos pelo protocolo para a Reserva do Ecossistema Aave. Esse processo ocorrerá por meio de um contrato inteligente sem confiança (trustless smart contract), garantindo transparência e segurança na alocação de recursos.
Marc Zeller, fundador da Aave Chain Initiative, afirmou que, embora não esteja em contato direto com o ex-presidente Donald Trump, ele e sua equipe auxiliaram no aprendizado sobre como utilizar a tecnologia Aave. “Estamos entusiasmados em ver a integração única da tecnologia Aave pelo time da WLF”, disse Zeller.
Se a integração com o Aave for bem-sucedida, a WLF planeja expandir suas operações para a Scroll Ethereum. Trata-se de uma solução de segunda camada que promete maior escalabilidade e eficiência.
Token da governança do protocolo
Durante uma transmissão ao vivo em 16 de setembro, o projeto confirmou a venda de um token de governança não transferível para investidores credenciados. A distribuição do token WLFI ocorrerá da seguinte forma. Do total, 63% irão para o público, 17% para recompensas de usuários e 20% para compensação da equipe.
Apesar de Donald Trump ter conquistado uma aceitação significativa na indústria de criptomoedas, o projeto World Liberty Financial tem gerado reações mistas. Enquanto alguns enxergam com desconfiança, outros acreditam que o envolvimento de figuras públicas de destaque pode atrair novos olhares para o setor de DeFi. O setor ainda é pouco conhecido pela maioria dos estadunidenses, apesar dos mais de US$ 57 bilhões bloqueados em protocolos DeFi nas três principais redes — Ethereum, Solana e Tron.
“A World Liberty Financial tem potencial para introduzir novos públicos ao ecossistema de finanças descentralizadas”, afirmou Zeller.
Antes do lançamento, os detentores de tokens Aave precisarão votar em uma “checagem temporária” (temp check). Se aprovada, a votação abrirá o período de feedback da comunidade, seguido de uma fase de testes. Por fim, haverá o lançamento na rede principal.