O diretor-executivo da Cielo, Paulo Caffarelli, afirmou na quarta-feira (27) que o WhatsApp Pay, serviços de pagamentos do WhatsApp, será finalmente liberado.
Durante um evento com a imprensa, Caffarelli estimou que o serviço deve ser aprovado pelo Banco Central (Bacen) ainda no primeiro semestre de 2021.
Além disso, o executivo da Cielo disse que o sistema terá integração com o PIX, além de oferecer opções de pagamento e transferência entre os usuários do aplicativo.
“Estamos próximos de autorização do BC [para o WhatsApp Pay]. Não digo ainda que deve ser no primeiro trimestre, mas deve ser no primeiro semestre”, afirmou Caffarelli.
Segundo ele, o Bacen exigiu que o WhatsApp Pay se cadastrasse como credenciador de pagamento. Afinal, a expectativa é que haja um volume crescente ao longo do tempo.
Ele também informou que todos os requisitos do Bacen feitos às bandeiras de cartão de crédito foram realizados.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Integração com o PIX
Conforme noticiou o Valor Econômico, sobre a integração do WhatsApp Pay com o PIX, Caffarelli disse que tudo se encaminha para que o serviço chegue ao mercado já integrado ao meio de pagamento.
Dessa forma, a integração vai eliminar uma possível limitação de transferências apenas entre os usuários do WhatsApp.
O executivo ainda observou que algumas máquinas da Cielo já estão habilitadas a aceitar o PIX. E, agora, é preciso que os usuários “absorvam” a novidade.
“O processo é embrionário”, disse.
O caso WhatsApp Pay
Em junho de 2020, o aplicativo de mensagens do Facebook anunciou uma parceria com a Cielo para liberar pagamentos pelo aplicativo.
Entretanto, cerca de uma semana depois, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Bacen suspenderam o projeto.
Na ocasião, o Banco Central disse que a decisão tinha o objetivo de preservar o ambiente competitivo. Já o Cade apontou potenciais riscos para a concorrência no setor.
No final de julho, no entanto, as operações foram liberadas para testes pelas instituições.
Desde então, o lançamento oficial do novo meio de pagamento do WhatsApp é aguardado.
Leia também: Robinhood agora remove trade de criptomoedas de sua plataforma
Leia também: Tron é a próxima criptomoeda impulsionada pelo WallStreetBets?
Leia também: Mia Khalifa investe em Dogecoin: “comprei a ação do cachorro”