O aplicativo que pode ser considerado WhatsApp da China, o WeChat, anunciou oficialmente suporte para a moeda digital de banco central (CBDC, em inglês) da China. De acordo com a empresa, o chamado renminbi digital está disponível para pagamentos em todas as regiões piloto.
O WeChat tem mais de 1 bilhão de clientes e é um dos Apps mais usados na China. O aplicativo – operado pela gigante de tecnologia Tencent – é uma das maiores plataformas de pagamento digital da China. Juntamente com o Alipay do Ant Group (parte do Alibaba), representa 15% de todo o mercado de pagamentos chinês.
Integração da CBDC chinesa
Recentemente, Pequim e Zhangjiakou, Tianjin, Chongqing, Guangzhou, Fuzhou, Xiamen e Hangzhou, Ningbo, Wenzhou, Jinhua, Shaoxing, Huzhou e outros lugares onde os 19º Jogos Asiáticos estão localizados foram listados como novas áreas piloto para teste do renminbi digital.
Agora, espera-se que suporte do WeChat impulsione a adoção da CBDC, que caminha para se tornar um fenômeno de utilização.
Os usuários do WeChat Pay podem acessar a funcionalidade do yuan digital através do serviço WeBank, concluindo um rápido processo de verificação.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, também podem pagar “digitalizando um código de pagamento em yuan digital no WeChat” ou permitindo que os comerciantes digitalizem um código usando seus próprios dispositivos.
Enquanto isso, a China reprime as criptomoedas
Enquanto o programa do yuan digital vem crescendo, o próprio mercado de criptomoedas vem diminuindo na China.
As autoridades chinesas são rigorosas na utilização de criptomoedas e estabeleceram diretrizes legais no ano passado para reprimir toda a indústria de criptoativos.
As autoridades proibiram a posse, compra e venda de criptomoedas, além da mineração.
Além disso, recentemente, o WeChat suspendeu contas vinculadas a NFTs, o que está em conformidade com a posição do governo federal sobre criptomoedas.
A Suprema Corte determinou que as transações com criptomoedas são como comprar fundos ilegais. Portanto, são proibidas no país.
Por fim, o governo forneceu prêmios em dinheiro em um esforço para reprimir o mercado de mineração e vai pagar para quem denunciar mineradores de BTC ilegais no país.
Leia também: eToro anuncia que vai investir milhões na criação de NFTs
Leia também: NFTs movimentaram US$ 12 bilhões no 1º trimestre de 2022, aponta relatório
Leia também: UFC vai pagar bônus em Bitcoin a lutadores em parceria com a Crypto.com