Imagem: Vaughn Ridley/Web Summit via Sportsfile
O Web Summit Rio 2025 começou no domingo (27) na Cidade Maravilhosa, com a presença do prefeito Eduardo Paes. O primeiro dia do evento contou com uma palestra sobre inovação, inclusão e sustentabilidade.
Além de Eduardo Paes, participaram da abertura o cofundador e CEO do evento, Paddy Cosgrave, o presidente do SENAC, Amauri Soares, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI), Luciana Santos.
A abertura trouxe novidades sobre a realização do encontro no Rio de Janeiro (RJ). Agora, a Cidade Maravilhosa receberá mais cinco edições do evento, ou seja, o Web Summit Rio 2025 acontecerá até 2030 na cidade.
Ao falar sobre investimentos em startups, Luciana Santos destacou programas como o Connect Startup que, em 2024, investiu R$ 5 milhões em novos empreendimentos no Brasil.
Além disso, a ministra falou que existem 50 startups que desenvolvem iniciativas de código aberto no Brasil. Para ela, investir em tecnologia é um compromisso do governo federal.
“Isso é o compromisso e a convicção de um governo que tem esse tipo de visão, de compromisso com a ciência e tecnologia brasileira. O Connect Startup, na sua última edição, investiu 5 milhões para apoiar seis startups em estágio inicial e 50 empresas comprometidas com práticas de inovação aberta.”
Os números apresentados pelo Web Summit Rio 2025 impressionam. Afinal, durante os quatro dias, o evento recebeu 34.552 pessoas. Além do Brasil, o encontro recebeu participantes de outros países, como Portugal, Argentina e Chile, por exemplo.
Além disso, o número de startups que participaram do evento quebrou recorde em 2025. De acordo com a organização, quase 1,4 mil novos empreendimentos estão presentes no evento, em stands e palestras.
Esse número representa um crescimento superior a 30% em comparação com 2024. No último ano, 1.066 startups participaram do Web Summit Rio.
A presença feminina no Web Summit Rio 2025 está sendo marcada por fundadoras de empresas. Em 2025, 647 empreendedoras participam do evento. Esse número representa 46% do total de participantes.
Sendo assim, a presença feminina também cresceu no evento. Em comparação com 2024, o aumento de mulheres empreendedoras no encontro saltou 34%, saindo de 480 participantes para quase 650 pessoas.
Além disso, o número de investidores também cresceu expressivamente entre 2024 e 2025. Nesta terceira edição da conferência de tecnologia no Brasil, eles representam 657 pessoas.
Sendo assim, observou-se um crescimento de 32% no número de investidores que participam do Web Summit Rio 2025.
Além de inovação, inclusão e sustentabilidade, o evento foi palco de novidades sobre o Rio de Janeiro. A cidade, que possui um polo tecnológico chamado Porto Maravalley, investirá em sustentabilidade através do reflorestamento e produção de energia limpa.
A proposta, apresentada por Eduardo Paes, inaugura o “Mata Maravilha”. Um complexo com 200 mil metros quadrados, que terá um data center dedicado para soluções de inteligência artificial.
O Web Summit Rio 2025 acontece entre os dias 27 a 30 de abril no Riocentro. Durante quatro dias, a Cidade Maravilhosa se transforma na capital da tecnologia, para receber o maior evento do segmento no mundo.
Este website usa cookies.