A exchange indiana WazirX anunciou que restaurará os saldos da carteira e cancelará todas as negociações executadas após um hack recente. Ou seja, a plataforma pretende fazer uma espécie de “hard fork”, voltando os saldos dos clientes ao que eram antes do ataque.
Conforme noticiou o CriptoFácil, a exchange perdeu US$ 200 milhões em um ataque hacker na terceira semana de julho. Em seguida, a plataforma decidiu paralisar todas as operações visando encontrar uma solução para o ataque. A solução chega aos clientes quase três semanas depois da invasão.
No entanto, a paralisação das operações causou uma insatisfação generalizada dos clientes, que registraram ações contra a WazirX e seus executivos.
WazirX restaura carteiras
Todos os clientes terão seus saldos na plataforma WazirX restaurados ao estado em que estavam antes da interrupção dos saques em 18 de julho de 2024. Além disso, a exchange também cancelou todas as negociações realizadas no mesmo período.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
De acordo com a equipe da WazirX, a decisão foi tomada com base em uma consideração detalhada da situação e no feedback de vários usuários. Em contrapartida, os saques e negociações continuam paralisados, mas devem retornar ao longo dos próximos dias.
O cofundador da WazirX, Nischal Shetty, disse que a empresa segue realizando melhorias em sua plataforma. “Estamos ouvindo ativamente todos os comentários recebidos de nossos clientes. Resolvendo o problema um passo de cada vez”, afirmou.
Shetty também acrescentou que a WazirX manterá sua integridade. Quaisquer aspectos, incluindo taxas, referências, depósitos, TDS, etc. impactados serão restaurados ao estado anterior.
Por fim, os usuários afetados serão notificados por e-mail junto com uma lista consolidada de negociações impactadas. Quem tiver realizado operações também receberá uma lista com negociações eventualmente canceladas.
No entanto, a exchange de criptomoedas e os executivos não revelaram outras ações tomadas para recuperar fundos roubados e quando os usuários impactados receberão seus fundos.
Chuva de petições
A WazirX sofreu um ataque cibernético à carteira de criptomoedas multisig em 18 de julho, fazendo com que hackers desviassem US$ 235 milhões em criptomoedas, incluindo 5,4 trilhões de tokens Shiba Inu (SHIB).
Inicialmente, a exchange planejava socializar as perdas entre os clientes e retomar as atividades, mas os usuários se revoltaram com essa opção e ameaçaram processar a exchange. A repercussão negativa fez a equipe retirar a proposta.
Recentemente, uma petição foi protocolada contra a Zanmai Labs Private Limited, sua parceira de infraestrutura Liminal e outras entidades associadas no National Company Law Tribunal (NCLT). Todas essas empresas são parceiras da WazirX
Enquanto isso, alguns usuários também estão se preparando para protocolar ações judiciais no Tribunal Superior em Nova Déli contra a exchange e Nischal Shetty.