Nesta semana, foi registrado o maior volume de Futuros de Bitcoin já negociado na bolsa de Chicago CME, enquanto o volume excedia 18.000. O grande sinal é que pode ser que investidores institucionais estejam prestando atenção à medida que os contratos futuros são “abocanhados” à uma taxa cada vez maior.
De acordo com estatísticas da CME, havia 18.338 na quarta-feira, 20 de fevereiro, o maior valor já registrado. Isso equivale a 91.690 Bitcoins ou aproximadamente US$365 milhões baseado na cotação desta sexta-feira, 22 de fevereiro.
Os contratos de futuros permitem que investidores (e também especuladores) apostem nos preços em vez de comprar os ativos físicos. O que eles indicam, no entanto, é que há muito mais interesse em futuros de criptomoedas do que nunca.
Quando novos produtos que oferecem contratos estabelecidos fisicamente chegarem ao mercado, eles estarão pagando em BTC, o que impulsionará um enorme ímpeto para o mercado de criptomoedas. Ao longo do último ano, a antecipação de um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em criptomoeda dominou as notícias durante 2018.
Este ano será diferente e muitos especialistas do setor preveem o lançamento de pelo menos um veículo de investimento institucional. A Bakkt é a principal candidata.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além de produtos futuros, já existe um tipo de ETF que é efetivamente negociado por meio de ETN (exchange traded note), que permite aos investidores obterem exposição direta aos preços do Bitcoin. O Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) relata os detalhes técnicos da compra e armazenamento de Bitcoin, mas ainda permite que os investidores participem da compra de ações que são negociadas a um milésimo do preço do BTC, portanto alguns dólares em vez de milhares.
Leia também: Nasdaq confirma o lançamento de Futuros de Bitcoin no primeiro semestre de 2019