A Volkswagen (VW) anunciou que usará a tecnologia blockchain para rastrear suas cadeias de fornecimento mineral, conforme mostra o artigo da Coindesk.
A montadora alemã disse na última semana que, para “fornecer com responsabilidade” minerais como o cobalto (usado em baterias de íons de lítio para veículos elétricos), se uniu-se à uma colaboração aberta da indústria, que também inclui a Ford como membro.
Atualmente, as mineradoras e as marcas de consumo contam com auditorias de terceiros e processos manuais “laboriosos” para atender aos padrões amplamente aceitos da indústria de fornecimento de minerais, disse a Volkswagen.
O uso da tecnologia blockchain para acompanhar as cadeias de suprimento ajudará a empresa a atender aos padrões de fornecimento responsável estabelecidos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), fornecendo um registro permanente dos movimentos de minerais para ajudar no processo de conformidade.
Para o esforço, a VW usará uma nova plataforma de permissão, desenvolvida pelo grupo de blockchain da IBM – que é construído usando o Hyperledger Fabric – para permitir o rastreamento de minerais em toda a cadeia de fornecimento global.
A colaboração, formada no início deste ano, inclui outros membros como a empresa de mineração de cobalto Huayou, a LG Chem (uma unidade do conglomerado sul-coreano LG Corp.) e a empresa de auditoria RCS Global.
A VW disse em seu anúncio:
“Os participantes da rede, validados pelo RCS Global Group para conformidade com os padrões de fornecimento responsável, podem contribuir e acessar dados imutáveis de maneira segura e autorizada para rastrear e registrar o fluxo de minerais em toda a cadeia de fornecimento quase em tempo real.”
A montadora disse ainda que o grupo pretende expandir a participação para incluir outras indústrias, incluindo aeroespacial, eletrônica de consumo e operações de mineração.
Leia também: Seu carro na blockchain. Volkswagen cria patente para utilizar blockchain em veículos