O DBS Group Holdings descobriu que a volatilidade do Bitcoin está influenciando a volatilidade dos futuros de ações nos Estados Unidos. No documento, a DBS afirma: “o Bitcoin não é mais o ativo marginal de antes.”
De acordo com os resultados da pesquisa, os contratos S&P 500 tendem a registrar oscilações maiores depois que o Bitcoin aumenta ou diminui 10% em 1 hora.
O levantamento foi conduzido pelo economista-chefe da DBS, Taimur Baig, e pelo estrategista Chang Wei Liang.
Oscilações do Bitcoin impactam mercado de ações
O relatório em questão, intitulado “Mudando as correlações entre ativos”, foi publicado na terça-feira (25).
O levantamento analisou como diferentes ativos, incluindo ações e Bitcoin, podem influenciar os mercados uns dos outros.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O estudo analisou 4 dias de negociação: 28 de dezembro, 4 de janeiro, 29 de janeiro e 19 de maio. Nestes dias, o Bitcoin enfrentou fortes oscilações.
Nos três primeiros dias, as variações de preço foram positivas. Contudo, em 19 de maio, perdas extremas ocorreram após o BTC sair de US$ 40.000 para US$ 33.800 em poucas horas.
No estudo, os pesquisadores comparam a variação de preço do BTC com os futuros do S&P 500.
Correlação entre BTC e S&P 500
Os resultados mostraram que a correlação entre Bitcoin e S&P 500 é maior após um grande movimento da criptomoeda:
“Nossa análise de correlação descobriu que o Bitcoin e o S&P 500 mostram uma correlação positiva elevada de 0,26 após um movimento extremo, em comparação com apenas 0,19 em condições normais.”
Dessa forma, os pesquisadores concluíram que o Bitcoin não é mais um ativo marginal. Afinal, existe uma correlação mais alta entre as ações e o Bitcoin após movimentos extremos da criptomoeda.
Além disso, o estudo identificou um aumento da volatilidade das ações nos EUA resultante da volatilidade do BTC.
Entretanto, o estudo reconhece que a ligação não é tão forte. De qualquer forma, descobriu-se que a variação dos retornos sobre os futuros do índice era 42% maior que o normal nos dias analisados.
Conforme observaram os pesquisadores, o resultado sugere que o sentimento no mercado de ações pode se relacionar mais ao sentimento no mercado de Bitcoin temporariamente.
“Dadas as recentes tensões do Bitcoin, os participantes do mercado podem ser sábios em ficar de olho nos desenvolvimentos neste espaço”, disseram os pesquisadores.
Leia também: Maioria dos investidores de Bitcoin ainda estão no lucro, indicam dados
Leia também: Mercado de criptomoedas sinaliza movimento de recuperação?
Leia também: Com medo da inflação? Estas ações podem proteger seu o patrimônio