Início » Últimas Notícias » Vitalik Buterin propõe medidas para reduzir risco de censura no Ethereum
Blockchain

Vitalik Buterin propõe medidas para reduzir risco de censura no Ethereum

Vitalik Buterin propõe medidas para reduzir risco de censura no Ethereum
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Após o lançamento da atualização The Merge, muitos usuários começaram a reclamar de que o Ethereum estaria censurando algumas transações. Isso de fato ocorreu após muitos serviços bloquearem transações ligadas ao mixer Tornado Cash.

Para mitigar esses problemas, o co-fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, propôs uma solução em um fórum. A solução chama-se “leilões de blocos parciais” e visa restringir o poder dos construtores para evitar a centralização e outras falhas na rede. 

Publicidade

Medidas anti-censura

O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, sugere limitar os construtores da produção de blocos inteiros enquanto os desenvolvedores trabalham para evitar a censura da Ethereum. Buterin acredita que os leilões de blocos parciais podem descentralizar ainda mais a produção de blocos.

Nesse sentido, a medida visa impedir que os construtores possam elaborar o bloco como um todo. Por exemplo, o leilão permitiria que os construtores escolhessem a primeira metade do bloco, mas não a segunda. Portanto, a construção dos blocos seria dividida entre mais partes.

“Em vez de os construtores terem controle total para construir o bloco inteiro se vencerem um leilão, os construtores teriam uma quantidade mais limitada de energia”, disse Buterin

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Vitalik Buterin propõe três maneiras possíveis de limitar o poder de produção de blocos. Inclui listas de inclusão, sufixos do proponente e sufixos do proponente pré-commit.

  • Listas de inclusão: o proponente oferece uma lista de transações a serem incluídas no bloco, a menos que o construtor preencha um bloco com outras transações; 
  • Sufixos do proponente: o proponente cria um sufixo para o bloco que permite que os construtores não vejam as informações do proponente e adicionem transações perdidas pelos construtores;
  • Sufixos do proponente de pré-commit: o proponente faz o pré-commit em uma árvore Merkle ou KZG e outras transações que deseja incluir no bloco. Um construtor cria um bloco e, em seguida, um proponente adiciona o sufixo. 

Pode funcionar?

Vitalik Buterin disse limitar o poder tanto para os proponentes quanto para os construtores e introduzir um terceiro no processo de produção do bloco para evitar a centralização. Assim, ajudará a mitigar a censura do Ethereum.

No entanto, os construtores ainda terão poder suficiente para capturar quase todo o valor máximo extraível (MEV). Ou seja, ainda terão um grande poder nas mãos, o que torna essa solução apenas um paliativo.

Publicidade

Outra questão é que as propostas de Buterin também possuem pontos fracos. A lista de inclusão, por exemplo, tem problemas de compatibilidade de incentivos, encargos adicionais para os proponentes e possibilidade de ataques.

Já a solução de sufixos do proponente reduz os problemas de compatibilidade, mas apresenta os mesmos pontos fracos das listas de inclusão.

Preço do Ethereum (ETH) após a fusão

À medida que as preocupações com a censura aumentam após o The Merge, o preço do Ether (ETH) continua em queda. Até o fechamento deste artigo, o ETH está sendo negociado a US$ 1.290, uma queda de quase 2% nas últimas 24 horas. Desde o The Merge, o preço do ETH caiu mais de 35%.

Publicidade

As preocupações com a censura também fizeram com que o valor de mercado da stablecoin USDC da Circle caísse abaixo de US$ 48 bilhões. Isso ocorreu porque a stablecoin anunciou que também iria aplicar sanções contra endereços de USDC que utilizaram o Tornado Cash.

O mixer é acusado de facilitar o trabalho de hackers que roubaram criptomoedas no passado, mas os defensores da privacidade alegam que as sanções são exageradas. Além disso, os bloqueios também prejudicam pessoas que utilizam o Tornado Cash para manter sua privacidade e não cometem crimes.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil