O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, está intensificando suas críticas às redes de camada 2 (L2). Segundo ele, as layers 2 não avançaram suficientemente em direção à descentralização.
Em uma recente publicação na plataforma X (anteriormente Twitter), Buterin anunciou que, a partir de 2025, deixará de mencionar publicamente projetos de L2 que não tenham alcançado o que ele chama de “Estágio 1” de descentralização, de acordo com uma hierarquia que ele definiu em uma postagem de blog em 2022.
Para Vitalik, a descentralização é um pilar essencial para qualquer projeto de camada 2 que pretenda operar de maneira eficiente e segura no ecossistema Ethereum. Segundo ele, muitas dessas redes, conhecidas como rollups, ainda dependem de estruturas centralizadas, como multisig. Isso, na visão do cofundador da Ethereum, compromete a segurança e a autonomia das redes.
“A partir do ano que vem, planejo mencionar publicamente (em blogs, palestras, etc.) apenas L2s que estejam no estágio 1+”, escreveu Buterin no X.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, ele enfatizou que aplicará essa decisão independentemente de ele ter investimentos pessoais nos projetos ou relações próximas com seus criadores.
“Não importa se eu investi ou se você é meu amigo; estágio 1 ou nada.”
Vitalik Buterin pede mais descentralização
Em 2022, Buterin propôs um sistema de classificação para redes de camada 2 com base em sua busca pela descentralização. Esses estágios variam de 0 a 2, com o Estágio 0 representando projetos que ainda dependem fortemente de “rodinhas de apoio”. Ou seja, de mecanismos centralizados para garantir a execução correta das transações.
No Estágio 1, as redes têm apoio limitado, mas já utilizam provas de fraude ou provas de conhecimento zero (ZK). Na prática, isso reduz a necessidade de uma entidade centralizada. O Estágio 2 seria alcançado quando o projeto se tornasse totalmente descentralizado.
Buterin descreve o Estágio 1 como o mínimo necessário para que um projeto seja realmente confiável no longo prazo. Redes que ainda operam no Estágio 0, com uma dependência significativa de multisig, onde poucas pessoas podem controlar as operações da rede em situações de emergência, estão na mira do desenvolvedor.
Estágios 1 e 2
Entre as principais redes de camada 2 que já atingiram o Estágio 1 estão Arbitrum One, OP Mainnet e zkSync Lite. No entanto, até o momento, nenhum dos rollups mais populares alcançou o Estágio 2. Isso significa que ainda há um caminho a ser percorrido em termos de descentralização total.
Buterin destacou ainda que a era dos rollups centralizados está chegando ao fim.
“A era dos rollups sendo multisigs glorificados está chegando ao fim”, afirmou. “A era da confiança cripto está sobre nós.”
Esse novo foco na descentralização provavelmente forçará muitos projetos de L2 a acelerarem seus esforços a fim de se tornarem mais autônomos, sob o risco de perderem a confiança da comunidade Ethereum e de Buterin, que continua a ser uma figura central no espaço das criptomoedas.