Em uma cena inusitada, o cofundador do Ethereum Vitalik Buterin surpreendeu a plateia durante a EDCON 2019, uma conferência para desenvolvedores do Ethereum ocorrida recentemente na Austrália, e atacou de rapper cantando uma música sobre os hard forks do ETH e destacando suas qualidades. Enquanto Buterin tinha seu “momento 2Pac”, no fundo, participantes dançavam uma coreografia talvez mais constrangedora que a atuação do fundador da segunda maior criptomoeda do mercado.
Embora tenha adotado um tom descontraído, Buterin também falou “de coisa séria” e apresentou os planos do Ethereum sobre Casper, que tem como seu principal líder o desenvolvedor Vlad Zamfir. O Casper é uma junção de dois projetos, com o mesmo nome, no Ethereum: o Casper FFG e o Casper CBC, que terão tempos de implementação e funcionalidades diferentes e complementares.
Atualmente, o Ethereum vive um dilema em torno de seus hard forks e sua solução de mudança de algoritmo de consenso, de Proof-of-Work para Proof-of-Stake (com uma passagem por Proog-Proof-of-Work, uma espécie de ponte para a transição). A comunidade do ETH tem demonstrado seu apoio à proposta e em uma votação que está em curso, mais de 93% da comunidade indicou concordar com a mudança.
Atualmente, o algoritmo ProgPow do Ethereum está passando por uma auditoria externa, no entanto, especialistas têm dúvidas sobre a capacidade dele de criar resistência ao desenvolvimento de ASICs para mineração de Ethereum. A implementação potencial do ProgPoW provocou várias teorias e rumores na comunidade. Em um deles, por exemplo, a equipe supostamente trabalhando no ProgPoW estaria representando os interesses das principais fabricantes de GPUs, Nvidia e AMD, conforme os argumentos sem provadas reproduzidos pelo fundador da Bitmain Jihan Wu.
Leia também: Desenvolvedores do Ethereum debatem a execução de hard forks menores e mais frequentes