A multinacional de serviços financeiros, Visa, uma das usuárias do WhatsApp Pay, divulgou um relatório com os principais destaques dos primeiros meses de uso do novo sistema de pagamentos. Segundo o estudo, o serviço de pagamentos pelo aplicativo de mensagens do Facebook, tem ganhado tração.
O relatório divulgado pela Visa foi desenvolvido pela empresa de consultoria Visa Consuting & Anaytics. De acordo com o documento, entre a primeira e a última semana de maio, a Visa registrou um crescimento de 78% em transferências.
Visa e o WhatsApp Pay
Em abril deste ano, o Banco Central (Bacen) autorizou as empresas de pagamentos Visa e Mastercard a utilizar o aplicativo de mensagens do Facebook, o WhatsApp, para pagamentos.
O aval ocorreu nove meses depois de a autoridade monetária ter determinado um período de testes antes do lançamento.
Conforme o modelo autorizado pelo Bacen, o WhatsApp atua apenas como iniciador das transações. Enquanto isso, as transferências de recursos são feitas entre as contas dos clientes nas instituições financeiras em que são correntistas. Agora, três meses depois do lançamento, a Visa divulgou seu primeiro relatório sobre o serviço.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
WhatsApp Pay
Além do crescimento no uso dos cartões, a Visa constatou algumas curiosidades em relação à forma como as pessoas transferem recursos.
Entre outras coisas, a empresa notou que o maior fluxo de transferências é registrado durante a semana. No caso, cerca de 80% das transferências com cartões Visa foram realizadas entre segunda a sexta-feira.
“Destaque para sexta-feira, o dia com a maior concentração de transações registradas”, destaca o relatório.
Ainda segundo a Visa, o ticket médio das transferências cresceu 200% entre a primeira e a última semana de maio.
Além disso, as regiões com maiores tickets são Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo, respectivamente.
Por fim, no que diz respeito a quantidade de transferências com cartões Visa para amigos e parentes, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná figuram entre os três maiores.
“A tecnologia da Visa que permite essa agilidade é chamada de Visa Direct. Trata-se de uma forma moderna de enviar e receber dinheiro de forma rápida. Visa Direct tem ganhado escala no mundo todo, crescendo aproximadamente 3,5 bilhões de transações globalmente em 2020”, finaliza o relatório.
Leia também: Átila Iamarino comete 5 erros em vídeo sobre Bitcoin; confira quais foram
Leia também: Famoso youtuber lança seu token e usa seus seguidores para lucrar
Leia também: 5 criptomoedas podem disparar 130% em breve; saiba quais são