A Visa, uma das maiores empresas de pagamentos do mundo, está desenvolvendo uma aplicação de pagamentos baseada no Ethereum. A novidade foi destacada pelo vice-presidente de Produtos e Inovação da Visa do Brasil, Fernando Amaral.
Segundo ele, em um documento técnico recentemente, a empresa propõe um conceito denominado Abstração de Conta (AA), que permitiria aos usuários programar pagamentos recorrentes de forma inteligente e segura.
A ideia por trás do conceito de AA é tornar o funcionamento das contas de um usuário no Ethereum mais parecido com o de um contrato inteligente, permitindo que ele tenha mais recursos programáveis integrados em suas carteiras.
Através da aplicação em desenvolvimento pela Visa, as pessoas poderiam configurar uma instrução de pagamento programável para enviar fundos automaticamente de uma conta de carteira de auto custódia para outra, em intervalos recorrentes, sem precisarem participar ativamente de cada operação.
Segundo Amaral, essa tecnologia pode alavancar uma nova geração de aplicativos financeiros, oferecendo aos usuários experiências de pagamento com interfaces familiares, como pagamentos automáticos programados, mas com toda a segurança e praticidade do ecossistema blockchain.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Visa e criptomoedas
“As blockchains já são uma realidade, ao menos no que se refere ao mundo das criptomoedas, que utilizam essas redes em suas transações devido à praticidade e à segurança que elas proporcionam”, disse.
Segundo Catherine Gu, head de CBDC (Central Bank Digital Currency) e Protocolos da Visa, a empresa está focada em expandir suas principais competências nas camadas de infraestrutura Web3 e protocolos de blockchain que estão impulsionando o desenvolvimento das criptomoedas.
“A tecnologia blockchain e de ativos digitais ainda está engatinhando, mas a Visa continuará explorando essas tecnologias e conceitos para ajudar a aproximar o ecossistema de criptomoedas de sua rede global de clientes e estabelecimentos comerciais”, finalizou Amaral.
- Leia também: Mercado de criptomoedas subiu 80.466% em 10 anos
Recentemente a Visa desmentiu rumores de que estaria encerrando parcerias com empresas de criptomoedas e destacou que a integração com cripto está mais forte do que nunca.