A VanEck, empresa de gestão de ativos, anunciou que planeja encerrar e liquidar seu ETF de Bitcoin menos de uma semana após receber aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para listar um outro produto do tipo.
No entanto, o ETF que será encerrado pela VanEck não é o spot e sim o de futuros, lançado em novembro de 2021. Segundo a empresa, ele será encerrado devido a uma análise de vários fatores, incluindo desempenho, liquidez, ativos sob gestão e interesse do investidor.
O Bitcoin Strategy ETF, que estava listado na Cboe BZX Exchange, será liquidado e dissolvido, conforme anunciado em 17 de janeiro. Os acionistas têm até 30 de janeiro para vender suas ações, e o fundo, com o ticker XBTF, será retirado de circulação até 6 de fevereiro.
A decisão vem em meio ao rápido movimento do mercado, apenas sete dias após a aprovação da SEC para listar as ações do ETF de Bitcoin.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Leia também: ETFs atingem marca de 34.000 Bitcoins sob custódia
ETF de Bitcoin da VanEck
Em comunicado, a VanEck explicou que a decisão de encerrar o fundo foi baseada em uma avaliação contínua de fatores operacionais, desempenho, liquidez e outros elementos.
A empresa destacou que a liquidação não impactará a disponibilidade do VanEck Bitcoin Trust ETF, que opera sob o ticker HODL e está listado na Cboe BZX Exchange desde 11 de janeiro.
A retirada do Bitcoin Strategy ETF está associada à aprovação, pela SEC, de veículos de investimento em Bitcoin com entrega física. VanEck sugeriu que a mudança foi motivada pela remoção de ETFs vinculados a futuros de BTC, indicando uma preferência crescente por investimentos diretos em produtos spot de Bitcoin.
Investidores interessados no Bitcoin Trust ETF da VanEck, ainda ativo, podem continuar suas operações sem interrupções. No primeiro dia de negociação, os ETFs recém-aprovados, incluindo o Bitcoin Trust ETF, atingiram um volume combinado de mais de US$ 4,5 bilhões, destacando o significativo interesse do mercado.
Segundo relatório da CoinShares, os fluxos de entrada para produtos cripto nos EUA superaram os de Canadá, Alemanha e Suécia na semana encerrada em 12 de janeiro. O encerramento do Bitcoin Strategy ETF ressalta a volatilidade e dinâmica rápida do mercado de criptomoedas, mesmo após a aprovação regulatória.