A recente valorização das criptomoedas – especialmente Ethereum (ETH) e Dogecoin (DOGE) – tem animado o mercado. Seria o início de uma alt season, como é conhecida a temporada de valorização de altcoins?
Para o trader e analista Lark Davis, a resposta é sim. Por meio de seu Twitter, ele destaca que a próxima alta terá enormes diferenças com a que ocorreu entre 2017 e 2018.
Novos projetos, aumento de grandes investidores e a disputa entre as finanças descentralizadas (DeFi) são alguns dos fatores apontados por Davis.
Concorrência entre contratos inteligentes
Em 2017, a “disputa” por valorização existia basicamente entre ETH e Bitcoin (BTC). Como a blockchain do BTC era bastante limitada, a ETH reinava praticamente sozinha em termos de altcoins.
Contudo, o mercado de criptomoedas atual não é assim. O mercado cresceu e a concorrência tomou mercado. Redes como Solana (SOL) e a Binance Smart Chain (BSC) passaram a disputar mercado com a ETH.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Existem agora vários blockchains executando aplicativos de contratos inteligentes que realmente têm usuários. Em 2017 foi basicamente tudo sobre Ethereum”, afirmou Davis.
Ascensão das DeFi
Vários destes novos serviços e contratos estão sendo executados em DeFi. A tecnologia cresceu a partir de 2020 e hoje possui bilhões de dólares em investimentos.
Ao contrário da febre das ICOs – quando muitos projetos sequer tinham execução, os protocolos DeFi já estão em atividade. E os lucros gerados aos investidores são bastante elevados.
“Temos plataformas DeFi incríveis como Aave, Uniswap e Synthetix. E dezenas de recém-chegados. Os aumentos de venda de tokens são bem menores e agora estão com mais vantagens” disse.
Fluxo de capital de investidores e memes
Davis também mostra otimismo com o novo perfil de investidores. Em 2017, o perfil era mais de entusiastas e pessoas em busca de ganhar dinheiro fácil. Contudo, em 2021 a situação é diferente.
Cada vez mais investidores institucionais, empresas e fundos buscam alocação em criptomoedas. O BTC ainda é o mais buscados, mas a ETH também registrou grandes buscas desses mercados.
Davis também destaca a possível aprovação de um ETF de Bitcoin nos Estados Unidos. Para ele, a aprovação deste produto irá ter impactos também nas altcoins.
“Os ETFs de Bitcoin estão chegando aos EUA. Isso vai bombar todo o mercado. Altcoins terão sua explosão final quando o BTC chegar ao topo. Quanto mais alto ele for, maior será a explosão das altcoins”, prevê.
Até mesmo a Dogecoin mostra sinais nesse sentido. Davis afirma que os recordes de alta da DOGE sinalizam que há muito dinheiro entrando no mercado.
Adoção pelo varejo
Por fim, nunca foi tão fácil adquirir criptomoedas. Em 2017, o número de exchanges no mercado de criptomoedas era menor.
Além do aumento no número de exchanges, aplicativos como CashApp, Robinhood e PayPal já permitem o investimento em criptomoedas. Com milhões de usuários, eles abrem o mercado para cada vez mais pessoas.
“Cashapp, PayPal, Robinhood e todas as exchanges nativas. Nunca foi tão fácil para o varejo entrar no mercado [de criptomoedas]”, disse Davis.
Mesmo com seu otimismo, o analista não chega a fazer análise de preços. Porém, ele deixa um recado de estímulo para quem enfrentou anos de baixa no mercado até a alta atual.
“Se você sobreviveu ao mercado baixista de 2018 e 2019, então você merece muito isso!”, afirmou.
Leia também: Trader indica tokens DeFi prontos para bombar
Leia também: Token “filho do Bitcoin com Ethereum” pode valorizar 1.000%
Leia também: Fundos de criptomoedas exibem bons resultados no Brasil