Os tokens BRC-20, que recentemente causaram grandes congestionamentos na rede Bitcoin, perderam metade de seu valor de mercado desde o início de maio. De acordo com o site brc-20.io, o valor de todos esses tokens é de US$ 475 milhões. Há menos de um mês, em 9 de maio de 2023, esse valor ultrapassava US$ 1 bilhão, revelando o tamanho da queda no valor destes tokens.
Os tokens BRC-20 são baseados no protocolo Ordinals, um padrão para a criação de tokens Bitcoin por meio da inserção de dados nas transações registradas na rede. No entanto, atualmente a grande maioria dos tokens são de memecoins.
Embora o valor de mercado seja uma medida importante para comparar o tamanho relativo de uma criptomoeda, é necessário ressaltar que ele não reflete o verdadeiro valor de um criptoativo. Isso porque é influenciado por fatores como oferta e demanda, expectativas dos investidores e flutuações do mercado.
Essa queda dos tokens BRC-20 marca uma mudança em relação às últimas semanas, quando as memecoins invadiram a rede Bitcoin, gerando congestionamentos sem precedentes por anos.
Tokens BRC-20
No entanto, com o passar dos dias e a queda no valor das memecoins, os tokens BRC-20 vêm enfrentando dificuldades para mostrar seu valor já que embora sejam tokens inscritos na blockchain do Bitcoin eles não são contratos inteligentes como no Ethereum.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Porém é importante destacar que o desenvolvimento nesta indústria continua, com o surgimento de novos padrões como BRC-21 ou BRC-30, bem como aplicativos para trazer tokens não fungíveis (NFTs) de outras cadeias para o Bitcoin.
Essa queda também pode ser um reflexo do esfriamento do hype em torno desses ativos específicos. Os investidores estão buscando novas oportunidades e explorando outras áreas do mercado cripto. Além disso, o mercado de criptomoedas como um todo vive um leve declínio em junho, com baixo volume de negociação e aumento das participações em stablecoins.