Todo os usuários que tinham SmartCash durante o snapshot feito em 15 de dezembro de 2018, às 07:00 UTC, podem reivindicar seu Bitcoin Confidential (BC), uma nova criptomoeda focada em privacidade. É preciso ter um saldo mínimo de 1 SMART em uma carteira (no momento do snapshot). A taxa de lançamento é 1 SMART = 10 Bitcoin Confidential. Para ter acesso às suas moedas, você precisa assinar uma mensagem com sua chave privada.
Anunciado no ano passado, o novo criptoativo, segundo seus desenvolvedores, atende à necessidade de usuários que buscam um ativo totalmente fungível, exigindo que todas as transações sejam blindadas e privadas. O Bitcoin Confidential é baseado na última base de código do Bitcoin e usa um algoritmo de consenso de prova de participação (Proof of Stake, ou PoS), utilizando uma abordagem MonTment RingCT para transações totalmente anonimizadas.
Graças à implementação do protocolo Ring Signatures (RingCT), cada transação que ocorre na blockchain ocultará não apenas a quantia, mas também o remetente e o destinatário. Isso garantirá que todas as informações permaneçam confidenciais, mas verificáveis para fins de validação. A blockchain também permitirá a construção de contratos inteligentes.
A oferta total é estimada em 8 bilhões e as carteiras que já têm suporte ao novo criptoativo incluem a SmartCash Web Wallet (iOS e Android), a Node Wallet, a Electrum Wallet, a Paper Wallet, a Atomic Wallet, a Pungo e a Coinomi, disponíveis na página SmartCash Wallets.
Leia também: SmartCash lança serviço para substituir Western Union em Portugal e na Suíça