Recentemente, a SmartCash (SMART) anunciou um novo serviço focado exclusivamente em remessas internacionais. Por meio dele, será possível enviar recursos usando a SmartCash, inicialmente de qualquer lugar do mundo para Portugal e para a Suíça e converter as SMART diretamente em um caixa eletrônico (ATM).
“Em um mundo global, onde as pessoas se relacionam sem fronteiras físicas, enviar dinheiro para outro país ainda é um processo lento e custoso. Serviços como o Western Union, TransferWise e similares têm problemas que se complementam: se são rápidos, são caros; se são baratos, são lerdos. No TransferWise, embora o serviço use a cotação do euro comercial e tenha excelentes taxas, uma transferência do Brasil para Portugal pode demorar até três dias úteis e tanto o remetente quanto o destinatário precisam ter uma conta bancária em seus respectivos países. Já no Western Union, além das transações precisarem ser feitas diretamente em um balcão da companhia, em espécie, também existe uma taxa de serviço. A taxa, que varia conforme o montante enviado, ainda é acrescida por uma cotação do euro mais elevada que acaba enxugando o valor de recebimento”, destaca um comunicado enviado à imprensa.
Disponíveis inicialmente em Portugal e na Suíça, as transferências acontecem através de caixas eletrônicos espalhados por pontos-chave desses dois países europeus. Para ter acesso ao serviço é necessário que:
- O remetente, através da sua carteira SmartCash, solicite uma retirada com um valor específico;
- Se existir fundos disponíveis, um QR code é criado;
- O remetente então envia o QR code para o destinatário;
- O destinatário apresenta o QR code em um caixa eletrônico compatível e saca o valor designado em euros (em Portugal) ou francos suíços (na Suíça).
“Essa sequência acontece muito rapidamente, uma vez que a blockchain da SmartCash possui transações instantâneas”, declarou a SmartCash.
Além da rapidez e custo, existe o bônus da comodidade. Serviços onde o destinatário saca o dinheiro em espécie, geralmente necessitam que o remetente faça essa transação em um balcão, também em espécie. Nesse caso, todo o processo é feito através do aplicativo. Outro ponto interessante desse serviço é usá-lo como seu próprio banco numa visita à Europa.
Atualmente, os caixas eletrônicos administrados pelas empresas BitC e Bitugax estão disponíveis na cidade de Coimbra, em Portugal, e em 11 cidades suíças, incluindo Zurique, Geneva e Berna, com um grande plano de expansão para os próximos meses.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: SmartCash anuncia expansão do seu serviço para Suíça e Sri Lanka