A adoção do SegWit pelas empresas que oferecem serviços com Bitcoin é responsável por uma economia de cerca de 40% nas taxas. Os dados são da consultoria Veriphi e estão em um relatório publicado recentemente pela empresa.
Desta forma, segundo a equipe canadense, o relatório analisa os benefícios que seriam obtidos com a adoção maciça do SegWit. Logo, seus resultados mostraram que seria benéfico para todo o ecossistema que todos adotassem o SegWit.
SegWit
“Os benefícios proporcionados por técnicas otimizadas de gerenciamento de taxas, como o SegWit, são, em grande parte, impressionantes, especialmente durante períodos altos de atividade transacional”, disse a Veriphi.
A empresa destacou ainda que exchanges devem considerar seriamente ativar a ferramenta para tirar proveito de suas vantagens. Isso porque, segundo a empresa, o SegWit além de diminuir as taxas, supera certas restrições de protocolo para permitir a maleabilidade da transação.
Isso ocorre porque ele autoriza os usuários de Bitcoin a mover as partes maleáveis da transação. Isto é, mover o token da operação e segregá-lo para que as alterações não afetem o cálculo do txid, que é o hash hexadecimal de 64 dígitos chamado identificador de transação.
Além disso, com a implementação dessa ferramenta tecnológica, o tamanho do bloco aumentou, dobrando a capacidade da rede.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Quando é a adoção em massa?
Analisando os dados da adoção da transação SegWit, a equipe de Veriphi divide essa pequena história em três períodos.
O primeiro marca seu início, quando a aceitação foi inferior a 20% durante o primeiro trimestre de 2018.
Assim, o segundo estágio começou em março de 2019, época em que se destacou uma recuperação de até 45% nas operações relacionadas aos endereços do SegWit.
Já o terceiro período começou em setembro de 2019 com um intervalo de até 60%, embora tenha diminuído recentemente.
O relatório observa que, desde janeiro de 2020, o percentual não caiu abaixo de 40% e até explorou mais de 50%, atingindo 55% em 23 de março de 2020.
Comunidade abraça SegWit
Em um esforço para acelerar esse processo de adoção, Aaron Lasher, o cofundador da RBD, juntamente com outros executivos, lançou um site chamado “WhenSegwit”, em setembro de 2018.
Na carta, eles pedem que empresas e usuários priorizem os serviços otimizados do SegWit e “adotem o SegWit 100%”.
O documento destaca uma pergunta: por que o SegWit não alcançou 100% de adoção?
A resposta vem alguns caracteres depois: um motivo pode ser a falta de incentivos suficientes, já que o SegWit é um Soft Fork e, portanto, não obrigatório e compatível com todas as versões do software. Por conta disso, algumas empresas e exchanges de Bitcoin adiaram a alteração.
Leia também: Grayscale compra mais Bitcoin do que os mineradores conseguem extrair
Leia também: Baleias sacam quase 57.000 Bitcoins de exchanges em uma semana
Leia também: Mineradores veteranos de Bitcoin dizem que a queda de preço é boa para eles