A carteira Blockchain, talvez a mais conhecida das carteiras online dos usuários de criptoativos, recentemente acrescentou a funcionalidade de empréstimo de PAX USD colateralizado por Bitcoin.
Porém, em uma postagem no Twitter feita pela empresa para expôr os casos de uso do empréstimo, um usuário acusou a empresa de mover fundos sem permissão. Enquanto isso, outro usuário se mostrou preocupado que isso se torne um problema recorrente.
Empréstimo de stablecoin colateralizado em BTC
Em uma sequência de nove publicações, a Blockchain ressaltou a disponibilização da funcionalidade de empréstimo, por meio da qual o usuário utiliza uma quantia em Bitcoin como colateral e recebe metade dela em PAX USD – stablecoin pareada em relação 1:1 com o dólar estadunidense.
Na publicação, a empresa afirma:
A few weeks ago we launched the ability for https://t.co/0DZyULavbV users to borrow PAX USD using their #bitcoin (BTC) as collateral without leaving their https://t.co/0DZyULavbV Wallet. We’d love to share some interesting ways customers have used the feature.
(1/9) A thread ? pic.twitter.com/hjCbmLQ6Hb
— Blockchain.com (@blockchain) April 22, 2020
“Há algumas semanas nós lançamos a funcionalidade para os usuários da Blockchain.com de pegar empréstimos em PAX USD utilizando Bitcoin como colateral, sem precisar retirar da carteira Blockchain.com. Gostaríamos de compartilhar algumas formas que nossos clientes encontraram para utilizar a funcionalidade.”
Os dois casos de uso apontados foram: um suposto benefício para holders – aqueles que compram e armazenam seus Bitcoins, sem gastá-los -, por meio do qual é possível gerar um valor emprestado sem precisar gastar os Bitcoins; e uma arbitragem com juros, por meio do qual o usuário pega PAX USD emprestados e empresta as stablecoins em outra plataforma, lucrando por meio dos juros.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Porém, apesar da intenção da Blockchain.com ser divulgar o serviço, a recepção do público não foi das melhores.
Carteira não é carteira?
Nos comentários da publicação, um usuário relatou um suposto problema de fundos sendo movidos sem sua permissão. Segundo o usuário do Twitter chamado Ayomide:
The fact that money was moved from my account without no authorization. I have to believe @blockchain and @AskBlockchain is into fraudulent act and nobody is yet to answer to this. What going on? I never sanction this transaction. Just login and my money was moved from a pic.twitter.com/khVYB3lKKC
— AYOMIDE (@Leckizy_) April 22, 2020
“O fato do meu dinheiro ser movido da minha conta sem autorização me leva a acreditar que a Blockchain.com está envolvida em algo fraudulento, e não há ninguém para responder. O que está acontecendo? Eu nunca sancionei esta transação. Apenas entrei e meu dinheiro tinha sido movido.”
Com essa publicação em consideração, outro usuário da rede social comentou à publicação da empresa:
It looks like I have to move my assets as soon as possible from this wallet
after centralised exchange borrowed btc / user assets to pay for someone withdrawal (Idk if the exchange also borrowed to pump / dump) , now this wallet will be like that too.
gadd, bank everywhere
— Octavianus SG ? (@OctavianusSG) April 22, 2020
“Parece que eu vou ter que tirar meus fundos o mais rápido possível desta carteira. Após exchanges centralizadas emprestarem BTC e outros ativos dos usuários para pagar o saque de alguém (não sei se a exchange também emprestou para realizar um pump and dump), agora essa carteira será assim também.
Meu Deus, bancos por toda parte.”
Aparentemente, a Blockchain.com ainda precisa convencer os usuários de que seu serviço de empréstimo é realmente confiável.
Leia também: “Fundamento do Bitcoin só se fortalece nesta crise”, diz gestor do fundo de investimentos BLP Asset
Leia também: Análise do Bitcoin [BTC/USD]; Preço acima dos US$ 7.000 mas será que tem força para um nova alta?
Leia também: BlockFi inicia programa de empréstimos a mineradores para diminuir prejuízos