E eis que a novela ressurge: após o seu cancelamento, há pouco mais de um mês, o controverso hard fork do Segwit2x poderá ser lançado amanha (28/12).
A informação foi obtida através do site oficial do projeto. O site conta com um roadmap de lançamento, com o código da moeda (que também pode ser visto no Github) e várias outras informações e notícias.
Após ter sido cancelado poucas semanas antes da data prevista para ocorrer, em novembro desse ano, o SegWit2x foi “ressuscitado” em pelo menos mais uma ocasião. Aparentemente, temos uma nova tentativa em curso. Essa matéria será atualizada com os novos acontecimentos relativos ao tema.
Confira abaixo um release sobre a nova tentativa de reviver o SegWit2x.
Contagem regressiva: um dia até o hardfork Segwit2x
Um dos principais hardforks da história do Bitcoin, o chamado Segwit2x será lançado em 28 de dezembro de 2017, no bloco 501451. Esperava-se que ele ocorresse em meados de novembro, mas a data foi redefinida. Ainda assim, o comércio de futuros começou e ainda é conduzido em inúmeras exchanges, a um preço de cerca de 0,04 BTC (cotação HitBTC).
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O fork planeja resolver problemas fundamentais do BTC, entretanto, seu objetivo não é a substituição do Bitcoin original, mas a coexistência efetiva de duas redes. Ao mesmo tempo, os mineradores e desenvolvedores acreditam que o B2X substituirá gradualmente o Bitcoin original no campo das transações micro e médias.
Atualmente, os futuros para este fork já são negociados em várias exchanges, como: HitBTC, Exrates, YoBIT, bem como estão disponíveis em carteiras como Zumminer, Webmoney, etc. Após o anúncio da renovação do projeto, o preço dos futuros aumentou mais de 3 vezes.
Além da implementação do Segregated Witness (SegWit), a nova versão do Bitcoin já possui outras melhorias significativas. O tamanho de um bloco foi aumentado para 4 mb e a taxa de produção do bloco atingiu 2,5 minutos. Cada titular do Segwit2x receberá um formato de endereço exclusivo. Além disso, a complexidade da mineração será recalculada após cada bloco. O Segwit2x usa algoritmo de criptografia X11 e possui proteção contra transações repetidas.
Esta não é uma lista completa de melhorias. Alguns recursos estão sendo desenvolvidos e implementados no momento, alguns são planejados e incluídos no roadmap. Logo o Segwit2x será ainda mais avançado depois de obter novas funções como ZkSnark, Smart Contracts, transações anônimas e suporte para a Lightning Network com transações instantâneas.
Quando o fork ocorre, cada titular do BTC terá a oportunidade de receber B2X na proporção de 1: 1, bem como um bônus agradável. Sabe-se que o Bitcoin de Satoshi Nakamoto minerado no primeiro ano de existência da rede será distribuído proporcionalmente entre aqueles que se mostrarem comprometidos com a criptomoeda. Num futuro muito próximo, haverá uma opção adicionalmente disponível para que os usuários recebam moedas extraindo uma chave privada na carteira segwit2x do BTC.
Caso a exchange ou as carteiras usadas não suportarem o B2X e não distribuírem as novas moedas para os usuários, isso realmente significa que eles terão que consegui-las por conta própria. Devido a isso, o apoio da comunidade é extremamente importante se todos quiserem receber um bônus de Ano Novo. Cada usuário tem o direito de solicitar a exchange ou a carteira informações sobre a adição do Segwit2x. Quanto mais informações forem solicitadas, mais rápidas as bolsas e carteiras serão capazes de tomar uma decisão positiva e acumular os titulares de Bitcoins com seu dinheiro legal – Bitcoin Segwit2X.
Como o CEO do projeto, Jaap Terlouw, diz: “A lentidão na rede Bitcoin e os valores das taxas de transação atingiram valores inconcebíveis. No mês passado, a taxa média da rede era de 15 dólares! Enquanto o Bitcoin se transforma em um análogo digital de ouro, é simplesmente impossível usá-lo como uma ferramenta de pagamento”.
As perguntas mais comuns em fóruns de criptomoedas se relacionam a como manter as moedas mineradas, quais moedas para escolher e o que o hardfork trará aos pequenos investidores. As respostas a estas e muitas outras questões urgentes podem ser encontradas no site oficial e nos canais sociais do projeto: Bitcointalk, Telegram e Twitter.