A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou um feito histórico nesta quinta-feira, 21 de janeiro. A instituição é a primeira do Brasil a entregar diplomas de graduação em formato digital, através da tecnologia blockchain.
Segundo o site oficial da UFPB, a solenidade de entrega foi realizada no auditório do Centro de Informática, localizado no campus do bairro de Mangabeira, em João Pessoa. O evento contou com a presença do Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid, grupo de pesquisa responsável pela elaboração da tecnologia usada na confecção dos diplomas.
Os primeiro alunos do país a receberem um diploma registrado em blockchain foram os alunos de graduação dos cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Computação.
O feito da universidade começou através do Lavid. Em março de 2018, o projeto GT-RAP foi apresentado durante uma feira de negócios na cidade de Fortaleza (CE). Na ocasião, o professor Guido Lemos, coordenador do projeto, afirmou que o objetivo era evitar a falsificação de diplomas universitários através do uso da blockchain.
De acordo com Lemos, o Lavid criou um serviço que gera diplomas digitais, armazena esses documentos e autentica quando alguém precisa, garantindo que tudo isso aconteça sem risco de perda das informações, as quais devem ser capazes de perdurar além das instituições e sistemas de origem.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Outros pesquisadores manifestaram apoio e entusiasmo pela ideia. O pesquisador Rostand Costa destacou o fato da tecnologia blockchain ser à prova de fraudes.
“Os diplomas são feitos, hoje, de maneira manual, em que o que dá veracidade é um livro de registro, em tese, inviolável. A tecnologia que está por trás do que estamos desenvolvendo se parece um pouco com isso. No entanto, uma cópia digital desse livro está replicada em uma rede de mais de quinze mil computadores. Fica praticamente impossível modificar todos esses livros.”
Leia também: Universidade de Santa Catarina foca em projeto de “tempestividade” da blockchain