O Comitê de Avaliação de Pontes da Fundação Uniswap escolheu Wormhole e Axelar como as duas bridges (pontes) preferenciais para potenciais implementações entre blockchains no futuro do protocolo.
Essa decisão surge após um processo de avaliação cuidadoso que começou em março, quando o comitê foi criado para pesquisar e sugerir um caminho viável para a implantação dessas bridges com foco em expandir a atuação da UNI.
Em janeiro de 2023, Uniswap havia inicialmente escolhido Wormhole como sua bridge de preferência, um processo que foi marcado por polêmica. A decisão recente de incluir Axelar nessa lista de preferências é resultado de uma avaliação meticulosa realizada pelo comitê.
“O Comitê considera que as pontes Wormhole e Axelar são atualmente adequadas para uso pelo DAO para gerenciamento de mensagens de governança em futuras implantações entre blockchains. No entanto, o comitê aconselha a comunidade a continuar revisando ambas, bem como outros provedores de bridges, de forma contínua”, concluiu o comitê em seu relatório.
Uniswap e pontes de blockchain
O comitê da Uniswap também observou que uma arquitetura de múltiplas bridges seria provavelmente mais adequada, mas esses tipos de intercâmbios entre blockchains ainda não estão prontos para serem implementados.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Durante o processo de avaliação, o comitê também examinou os protocolos cross-chain LayerZero, Celer, DeBridge e Multichain. A Multichain sofreu vários problemas técnicos nas últimas semanas, e o contato com o CEO foi perdido por um período. Já a DeBridge lançou hoje uma plataforma de negociação para swaps entre cadeias nativas.
O Comitê de Avaliação de Pontes da Uniswap inclui cofundadores e CTOs de vários projetos blockchain, como o CTO da OtterSec, o CTO da Zellic e o CEO da HashCloak. A inclusão desses especialistas ajudou a garantir que o processo de avaliação fosse realizado de maneira eficiente e eficaz, e que as melhores decisões fossem tomadas para o futuro do Uniswap.