Não é novidade que a União Europeia (UE) vem buscando ativamente ser líder no desenvolvimento da tecnologia blockchain e na regulamentação do mercado de criptomoedas. Como o Criptomoedas Fácil demonstrou, a entidade ainda está um pouco longe nesta corrida e conta com concorrentes de peso.
Segundo uma reportagem da Coindesk, agência de notícias especializada no universo cripto, com o intuito de avançar com este objetivo, várias agências da União Europeia estão unindo esforços em um evento, denominado “blockathon”, que deve acontecer em junho deste ano. O evento será um hackathon, cujo objetivo é explorar como a tecnologia blockchain pode auxiliar os reguladores estatais a controlar as violações de propriedade intelectual. O prêmio principal está estimado em cerca 100 mil euros.
Antonio Campinos, diretor executivo do Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO, na sigla em inglês), declarou:
“O EUIPO está determinada a explorar o potencial da blockchain para interconectar sistemas e garantir segurança e imutabilidade de dados, a fim de adicionar confiança ao nosso ecossistema legítimo para os benefícios de cidadãos, autoridades e empresas. Acreditamos que uma forte aliança em rede pode ser construída para garantir a logística, garantir a autenticidade das mercadorias, proteger os consumidores e combater atividades criminosas e ilegais.”
As agências estimam que cerca de 43 milhões de cidadãos da UE tenham adquirido produtos falsificados sem saber em 2017. No entanto, os sistemas preventivos existentes “estão dispersos, muitas vezes trabalhando em silos, e redes criminosas usam isso a seu favor”, explicaram eles.